sicnot

Perfil

Mundo

Polícia belga recebe alerta sobre terroristas, analistas desvalorizam

A polícia belga foi avisada de que combatentes jihadistas viajaram recentemente da Síria com o objetivo de fazerem atentados na Bélgica e também em França, segundo noticia a imprensa local, informações que os analistas desvalorizam.

© Yves Herman / Reuters

"As informações que hoje surgiram em alguns 'media' são descontextualizadas e não têm, por si mesmas, qualquer impacto direto sobre o nível da ameaça atual", segundo um comunicado hoje divulgado pelo Órgão de coordenação para análise de ameaças (Ocam, na sigla francesa).

Uma nota de alerta foi enviada nos últimos dias para diferente serviços de polícia na Bélgica - e citada por jornais - alertando para o facto combatentes terem deixado a Síria "há cerca de uma semana e meia para chegarem à Europa via a Turquia e a Grécia, de barco, sem passaporte".

As muitas informações recebidas pelo Ocam serão alvo de análise e contextualização, não tendo ainda sido alterado o nível alerta no país, que se mantém em três numa escala de quatro.


Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.