sicnot

Perfil

Mundo

Polícia belga recebe alerta sobre terroristas, analistas desvalorizam

A polícia belga foi avisada de que combatentes jihadistas viajaram recentemente da Síria com o objetivo de fazerem atentados na Bélgica e também em França, segundo noticia a imprensa local, informações que os analistas desvalorizam.

© Yves Herman / Reuters

"As informações que hoje surgiram em alguns 'media' são descontextualizadas e não têm, por si mesmas, qualquer impacto direto sobre o nível da ameaça atual", segundo um comunicado hoje divulgado pelo Órgão de coordenação para análise de ameaças (Ocam, na sigla francesa).

Uma nota de alerta foi enviada nos últimos dias para diferente serviços de polícia na Bélgica - e citada por jornais - alertando para o facto combatentes terem deixado a Síria "há cerca de uma semana e meia para chegarem à Europa via a Turquia e a Grécia, de barco, sem passaporte".

As muitas informações recebidas pelo Ocam serão alvo de análise e contextualização, não tendo ainda sido alterado o nível alerta no país, que se mantém em três numa escala de quatro.


Lusa

  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • Visita de Estado ao Luxemburgo
    1:34

    País

    O Presidente da República chega esta noite ao Luxemburgo para uma visita de Estado de dois dias. O contacto com a comunidade portuguesa, que é a maior comunidade no país, vai ser um dos pontos fortes da visita.

    Enviados SIC

  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.