sicnot

Perfil

Mundo

Polícia belga recebe alerta sobre terroristas, analistas desvalorizam

A polícia belga foi avisada de que combatentes jihadistas viajaram recentemente da Síria com o objetivo de fazerem atentados na Bélgica e também em França, segundo noticia a imprensa local, informações que os analistas desvalorizam.

© Yves Herman / Reuters

"As informações que hoje surgiram em alguns 'media' são descontextualizadas e não têm, por si mesmas, qualquer impacto direto sobre o nível da ameaça atual", segundo um comunicado hoje divulgado pelo Órgão de coordenação para análise de ameaças (Ocam, na sigla francesa).

Uma nota de alerta foi enviada nos últimos dias para diferente serviços de polícia na Bélgica - e citada por jornais - alertando para o facto combatentes terem deixado a Síria "há cerca de uma semana e meia para chegarem à Europa via a Turquia e a Grécia, de barco, sem passaporte".

As muitas informações recebidas pelo Ocam serão alvo de análise e contextualização, não tendo ainda sido alterado o nível alerta no país, que se mantém em três numa escala de quatro.


Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.