sicnot

Perfil

Mundo

Polícia belga recebe alerta sobre terroristas, analistas desvalorizam

A polícia belga foi avisada de que combatentes jihadistas viajaram recentemente da Síria com o objetivo de fazerem atentados na Bélgica e também em França, segundo noticia a imprensa local, informações que os analistas desvalorizam.

© Yves Herman / Reuters

"As informações que hoje surgiram em alguns 'media' são descontextualizadas e não têm, por si mesmas, qualquer impacto direto sobre o nível da ameaça atual", segundo um comunicado hoje divulgado pelo Órgão de coordenação para análise de ameaças (Ocam, na sigla francesa).

Uma nota de alerta foi enviada nos últimos dias para diferente serviços de polícia na Bélgica - e citada por jornais - alertando para o facto combatentes terem deixado a Síria "há cerca de uma semana e meia para chegarem à Europa via a Turquia e a Grécia, de barco, sem passaporte".

As muitas informações recebidas pelo Ocam serão alvo de análise e contextualização, não tendo ainda sido alterado o nível alerta no país, que se mantém em três numa escala de quatro.


Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.