Uma molécula complexa descoberta no espaço

Uma equipa de cientistas norte-americanos detetou no espaço interestelar uma molécula orgânica, a mais complexa alguma vez encontrada fora do nosso sistema solar.

A molécula de óxido de propileno numa montagem no centro da Via Láctea

© U.S. National Radio Astronomy Observatory/ Reuters

Via Láctea

ESO

Uma molécula quiral e que é a chave para a existência de vida. "É uma das moléculas mais complexas detetadas até hoje no espaço interestelar", garante um dos astrónomos responsável pelo estudo publicado na revista Science, investigador no California Institute of Technology (Caltec) em Pasadena, Califórnia, citado pela agência France Press.

As moléculas quirais estão presentes em todos os organismos vivos. Foram já detetadas em meteoritos e cometas no nosso sistema solar mas esta é a primeira detetada fora. Foi encontrada no centro da Via Láctea, a nossa galáxia, na grande nuvem de poeira e gás que é conhecida por Sagitário B2.

"É a primeira molécula detetada no espaço dotada da propriedade de quiralidade, o que poderá ajudar a avançar na compreensão da formação destas moléculas no universo e qual o papel que desempenha na origem da vida", diz Brett McGuire, co-autor do estudo, químico do National Radio Astronomy Observatory (NRAO) em Charlottesville, Virginia.

Moléculas dotadas de quiralidade significa que são assimétricas, como as nossas mãos esquerda e direita - kheir, significa mão em grego. Têm todas as mesmas propriedades físicas, mas os organismos vivos utilizam apenas umas das versões nos diferentes processos biológicos. Por exemplo, moléculas como os ácidos aminados só existem na versão esquerda, enquanto os açúcares do ADN existem todos na versão direita.

Os cientistas esperam que esta descoberta ajude a compreender as nuvens interstelares, que contêm os ingredientes base da formação do nosso sistema solar.

• Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano

O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

• Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa

Desporto

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

• "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

Desporto

Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

• Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
  • Várias alternativas para vender a sua casa
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

• Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

• A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.