Uma molécula complexa descoberta no espaço

Uma equipa de cientistas norte-americanos detetou no espaço interestelar uma molécula orgânica, a mais complexa alguma vez encontrada fora do nosso sistema solar.

A molécula de óxido de propileno numa montagem no centro da Via Láctea

© U.S. National Radio Astronomy Observatory/ Reuters

Via Láctea

ESO

Uma molécula quiral e que é a chave para a existência de vida. "É uma das moléculas mais complexas detetadas até hoje no espaço interestelar", garante um dos astrónomos responsável pelo estudo publicado na revista Science, investigador no California Institute of Technology (Caltec) em Pasadena, Califórnia, citado pela agência France Press.

As moléculas quirais estão presentes em todos os organismos vivos. Foram já detetadas em meteoritos e cometas no nosso sistema solar mas esta é a primeira detetada fora. Foi encontrada no centro da Via Láctea, a nossa galáxia, na grande nuvem de poeira e gás que é conhecida por Sagitário B2.

"É a primeira molécula detetada no espaço dotada da propriedade de quiralidade, o que poderá ajudar a avançar na compreensão da formação destas moléculas no universo e qual o papel que desempenha na origem da vida", diz Brett McGuire, co-autor do estudo, químico do National Radio Astronomy Observatory (NRAO) em Charlottesville, Virginia.

Moléculas dotadas de quiralidade significa que são assimétricas, como as nossas mãos esquerda e direita - kheir, significa mão em grego. Têm todas as mesmas propriedades físicas, mas os organismos vivos utilizam apenas umas das versões nos diferentes processos biológicos. Por exemplo, moléculas como os ácidos aminados só existem na versão esquerda, enquanto os açúcares do ADN existem todos na versão direita.

Os cientistas esperam que esta descoberta ajude a compreender as nuvens interstelares, que contêm os ingredientes base da formação do nosso sistema solar.

• Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem

António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

• Surto de hepatite A em Portugal

Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

• Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

Ana Rute Carvalho

• Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

• Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.