sicnot

Perfil

Mundo

Um adolescente morreu na Venezuela depois de baleado em protesto pela falta comida

Um adolescente morreu na madrugada de quarta-feira no Estado venezuelano de Mérida, depois de ter sido ferido durante um protesto pela escassez de alimentos, afirmou o deputado Carlos Paparoni, da Assembleia Nacional.

© Marco Bello / Reuters

Segundo este parlamentar da oposição, a morte de Jean Paul Omaña, de 17 anos, ocorreu no seguimento de assaltos a estabelecimentos comerciais em Lagunillas, naquele Estado, depois de as pessoas não terem conseguido comprar leite que as autoridades tinham colocado à venda.

O político adiantou que Omaña apresentava uma ferida no pescoço feita por arma de fogo e outras causadas por disparos de chumbo feitos pela polícia.

Nos distúrbios foram atacadas sedes da empresa pública Produtora e Distribuidora Venezuelana de Alimentos (Pdval) e a do governante Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV).

Paparoni denunciou que na sede do partido do governo "estranhamente" havia comida bem guardada.

O Ministério Público da Venezuela está a investigar os factos e a Procuradoria indicou, em comunicado, que o jovem morreu na manhã de quarta-feira no Hospital da Universidade de Los Andes, em Mérida.

Segundo o secretário executivo da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática, Jesus Torrealba, até ao fim da manhã de terça-feira havia registo da morte de três pessoas nos distúrbios causados pela escassez de alimentos que afeta o país.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.