sicnot

Perfil

Mundo

Brasil contabiliza 886 mortos pela gripe H1N1 desde o início do ano

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou hoje que desde o início do ano até ao passado dia 06 foram registados 4.582 casos de gripe H1N1 no país, tendo a doença causado 886 mortos.

(Arquivo)

(Arquivo)

EPA

No ano passado, o país registou 36 mortes por H1N1, menos do que em 2014 (163) e 2013 (768).

Até 23 de abril, tinham sido registados 1.571 casos de gripe H1N1 no país e 290 óbitos provocados pela doença.

Além das mortes pelo vírus H1N1, desde o início do ano até 06 de junho houve ainda 93 mortes por outros tipos de 'influenza' (gripe).

Os dados do Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde mostram que a região sudeste concentra o maior número de casos (2.280) de gripo H1N1, sendo 1.926 no Estado de São Paulo, onde também foi registado o maior número de mortes (402).

Segundo a tutela, este ano, mais de 49,9 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe, um número que representa mais do que o público-alvo, formado por pessoas consideradas de maior risco para desenvolver complicações causadas pela doença.

Apesar de a campanha ter encerrado a 20 de maio, a vacinação prossegue em alguns locais, já que "o Ministério da Saúde disponibilizou 54 milhões de doses da vacina - uma reserva técnica de 4,2 milhões de doses acima do quantitativo de pessoas que integram o público prioritário", informou a tutela.

O vírus H1N1 surge no país sobretudo entre maio e julho, quando as temperaturas descem, mas este ano começou a manifestar-se mais cedo, em fevereiro.

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de pandemia por causa de um surto de H1N1, que causou cerca de 18.500 mortos em 241 países e territórios.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC