sicnot

Perfil

Mundo

Decreto de Putin marca eleições parlamentares para 18 de setembro

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou o decreto que estabelece formalmente a realização de eleições para a Câmara Baixa do Parlamento (Duma) no próximo dia 18 de setembro, anunciou hoje fonte oficial do Kremlin.

© Grigory Dukor / Reuters

A data já tinha sido divulgada, mas o processo eleitoral dependia do decreto presidencial.

As eleições estavam inicialmente agendadas para o dia 04 de dezembro, mas a Duma decidiu, em julho de 2015, antecipar o ato eleitoral para 18 de setembro fazendo com que coincidam com as eleições municipais e regionais.

A decisão da Câmara Baixa, composta por 450 deputados, foi aprovada pelo Tribunal Constitucional.

Os membros da próxima legislatura vão ser eleitos de acordo com um sistema misto (225 por lista de partidos políticos e 225 através das circunscrições maioritárias), ao contrário do que tem acontecido até ao momento, em que a totalidade dos deputados faziam parte das listas dos partidos.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.