sicnot

Perfil

Mundo

Decreto de Putin marca eleições parlamentares para 18 de setembro

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou o decreto que estabelece formalmente a realização de eleições para a Câmara Baixa do Parlamento (Duma) no próximo dia 18 de setembro, anunciou hoje fonte oficial do Kremlin.

© Grigory Dukor / Reuters

A data já tinha sido divulgada, mas o processo eleitoral dependia do decreto presidencial.

As eleições estavam inicialmente agendadas para o dia 04 de dezembro, mas a Duma decidiu, em julho de 2015, antecipar o ato eleitoral para 18 de setembro fazendo com que coincidam com as eleições municipais e regionais.

A decisão da Câmara Baixa, composta por 450 deputados, foi aprovada pelo Tribunal Constitucional.

Os membros da próxima legislatura vão ser eleitos de acordo com um sistema misto (225 por lista de partidos políticos e 225 através das circunscrições maioritárias), ao contrário do que tem acontecido até ao momento, em que a totalidade dos deputados faziam parte das listas dos partidos.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.