sicnot

Perfil

Mundo

Detidos alegados cúmplices de jihadista que matou casal em Paris

Dois alegados cúmplices do jihadista Larossi Abballa, que na segunda-feira matou um polícia e a sua companheira, perto de Paris, foram entregues às autoridades antiterroristas francesas, foi hoje anunciado.

© Christian Hartmann / Reuters

De acordo com um comunicado das autoridades, os dois homens, Charaf-Din Aberouz e Saad Rajraji, 27 e 29 anos, vão ser "apresentados ao magistrado instrutor" do inquérito, a quem foi requerida a sua detenção provisória.

Aberouz et Rajrari, que foram detidos na terça-feira, foram condenados em 2013 com Larossi Abballa no âmbito de um processo relacionado com o envio de jihadistas para o Paquistão.

Larossi Abballa matou à facada na segunda-feira à noite um policia francês, Jean-Baptiste Salvaing, e a companheira, Jessica Schneider, na sua casa, nos arredores de Paris, antes de ser abatido por uma unidade de elite da policia.

Reivindicou o ato em nome do Daesh ao qual terá aderido três semanas antes.

As autoridades francesas estão a tentar descobrir se Abballa teve cúmplices na preparação e na execução do crime.

Com Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC