sicnot

Perfil

Mundo

Três astronautas regressam após seis meses no espaço

Três astronautas aterraram hoje sem incidentes nas estepes do Cazaquistão após terem passado seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

© POOL New / Reuters

Tim Peake, o primeiro astronauta britânico a bordo da EEI, o russo Iuri Malenchenko e o norte-americano Tim Kopra aterraram às 09:16 TMG (10:16 em Lisboa) depois de uma viagem perigosa de cerca de três horas e meia na cápsula Soyuz.

Imagens da chegada mostram os rostos radiantes dos três astronautas, à volta dos quais se afadigam médicos.

"Foi incrível. A melhor viagem que já fiz", declarou Tim Peake, adiantando: "Foi fantástico do início até ao fim".

O trio, que tinha partido de Baikonur, no Cazaquistão, em dezembro, despediu-se às 02:15 TMG dos seus companheiros, o astronauta norte-americano Jeff Williams e os cosmonautas russos Alexei Ovchinine e Oleg Skripotchka, que ficaram na EEI.

A cápsula Soyuz TMA-19M apartou-se da EEI às 05:52 TMG, segundo a agência espacial russa Roscomos.

A próxima partida para a EEI está programada para 7 de julho, devendo estar a bordo da cápsula o russo Anatoli Ivanichine, a norte-americana Kate Rubins e o japonês Takuya Onishi.

Lusa

  • Astronauta filmou relâmpagos na Terra a partir do espaço
    0:39

    Mundo

    O astronauta britânico Tim Peake filmou esta terça-feira, a partir do espaço, uma trovoada a atingir a Terra. As imagens foram captadas quando a Estação Espacial Internacional passava sobre a Turquia e seguia em direção à Rússia. Foram cerca de 11 minutos de video que Peake reduziu a 30 segundos e partilhou depois na rede social Twitter. Nas imagens, é possível ver uma série de relâmpagos a atingir uma zona montanhosa do planeta.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38