sicnot

Perfil

Mundo

Polícia turca usa balas de borracha e gás lacrimogénio contra manifestação LGBT

A polícia turca usou balas de borracha e gás lacrimogénio para dispersar a manifestação de cerca de 50 membros da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) em Istambul, noticia a agência France Press.

© Mike Blake / Reuters

Várias centenas de polícias de choque cercaram a Praça Taksim para impedir que que a manifestação do Orgulho LGBT se realize durante o Ramadão.

Segundo os meios de comunicação turcos, dois manifestantes da causa LGBT foram detidos.

Os cerca de 50 manifestantes da causa Orgulho LGBT reuniram-se na Praça Taksim, fizeram uma bandeira com as cores do arco-íris e, quando se preparavam para ler um comunicado aos jornalistas, foram interrompidos por um chefe de polícia.

Esta manifestação estava inserida na semana LGBT na Turquia, mas as autoridades de Istambul proibiram, na passada sexta-feira, a realização da "parada do orgulho gay", prevista para o dia 26, com o objetivo de "manter a segurança e a ordem pública", o que provocou indignação na sociedade civil.

Antes da intervenção policial, 12 manifestantes contra a comunidade LGBT foram detidos perto da Praça Taksim.

No início da semana, um grupo de ultranacionalistas pediu às autoridades para cancelaram o evento, alertando para as consequências caso a solicitação não fosse aceite.

A tradicional "parada do orgulho gay" tem-se realizado nos últimos anos em Istambul sem incidentes e milhares de pessoas estão envolvidas nesta causa, tornando-se o maior evento do género num país muçulmano.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.