sicnot

Perfil

Mundo

Redes sociais bloqueadas na Argélia para evitar fugas dos exames do secundário

As autoridades argelinas bloquearam temporariamente o acesso às redes sociais para impedir novas fugas de temas dos exames, que deverão ser realizados a partir de hoje por metade dos candidatos, informou no sábado a agência de notícias APS.

© Rick Wilking / Reuters

Desde as 20 horas de sábado (mesma hora em Lisboa), as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Twitter, ficaram inacessíveis para cibernautas argelinos, segundo a agência.

Este "encerramento das redes sociais tem uma relação direta com os exames parciais que começam na manhã de domingo", explicou à APS uma fonte do setor das telecomunicações.

Esta decisão foi tomada "sobretudo para proteger os candidatos aos exames do ensino secundário da publicação de falsos temas de exames nessas redes", acrescentou a mesma fonte.

Cerca de metade dos candidatos na Argélia estão obrigados a repetir o exame a partir da data de hoje, na sequência de fugas de informação sobre as provas na Internet.

No início de junho, cerca de 800.000 alunos realizaram exames em todo o país. Alguns candidatos das áreas científicas, matemática e gestão, receberam na sua conta de Facebook os temas que iam sair nas provas nacionais.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.