sicnot

Perfil

Mundo

António Costa espera que Reino Unido se mantenha na UE

António Costa espera que Reino Unido se mantenha na UE

O primeiro-ministro português apela à permanência do Reino Unido na União Europeia, mas mostra-se convicto de que, independentemente do resultado do referendo da próxima quinta-feira, irá manter-se a relação estreita entre os dois países.

Costa, que falava em Lisboa numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, começou por destacar que Portugal e o Reino Unido "têm a mais antiga relação diplomática do mundo" pelo que, aconteça o que acontecer, essa relação "existirá sempre".

O primeiro-ministro destacou os "contributos muito importantes" do Reino Unido para a UE, referindo designadamente o reforço da capacidade de ação externa, as políticas de abertura ao mercado interno ou de simplificação administrativa, que justificam que Portugal queira que o Reino Unido permaneça na UE.

"Queremos que o Reino Unido fique entre nós. Queremos uma União Europeia com o Reino Unido", disse.

Sublinhando "respeitar a decisão soberana" do povo britânico, António Costa manifestou-se contudo convicto de que, qualquer que seja o resultado do referendo britânico de quinta-feira, "a Europa e o Reino Unido terão de estar sempre juntos, qualquer que seja a forma".

Se o resultado não for o que espera, acrescentou, "a Europa saberá encontrar novas formas de continuarmos a viver e a desenvolvermo-nos em conjunto".

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.