sicnot

Perfil

Mundo

António Costa espera que Reino Unido se mantenha na UE

António Costa espera que Reino Unido se mantenha na UE

O primeiro-ministro português apela à permanência do Reino Unido na União Europeia, mas mostra-se convicto de que, independentemente do resultado do referendo da próxima quinta-feira, irá manter-se a relação estreita entre os dois países.

Costa, que falava em Lisboa numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, começou por destacar que Portugal e o Reino Unido "têm a mais antiga relação diplomática do mundo" pelo que, aconteça o que acontecer, essa relação "existirá sempre".

O primeiro-ministro destacou os "contributos muito importantes" do Reino Unido para a UE, referindo designadamente o reforço da capacidade de ação externa, as políticas de abertura ao mercado interno ou de simplificação administrativa, que justificam que Portugal queira que o Reino Unido permaneça na UE.

"Queremos que o Reino Unido fique entre nós. Queremos uma União Europeia com o Reino Unido", disse.

Sublinhando "respeitar a decisão soberana" do povo britânico, António Costa manifestou-se contudo convicto de que, qualquer que seja o resultado do referendo britânico de quinta-feira, "a Europa e o Reino Unido terão de estar sempre juntos, qualquer que seja a forma".

Se o resultado não for o que espera, acrescentou, "a Europa saberá encontrar novas formas de continuarmos a viver e a desenvolvermo-nos em conjunto".

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.