sicnot

Perfil

Mundo

Justiça alemã investiga antigo presidente da Volkswagen

As autoridades judiciais alemãs estão a investigar o antigo presidente da Volkswagen Martin Winterkorn por suspeita de manipulação do mercado na falsificação dos dados de emissões de gases dos veículos a gasóleo.

© Fabian Bimmer / Reuters

A empresa informou que teve hoje conhecimento do início da investigação, que começou a 17 de junho, contra antigos membros da direção.

"O comunicado da Procuradoria de Braunschweig não cita novos factos ou informações sobre as acusações já feitas aos membros da direção", refere, em comunicado, a empresa alemã.

O antigo presidente da empresa demitiu-se em setembro de 2015, depois de ser revelado que a Volkswagen manipulou de forma sistemática os dados sobre as emissões de gases dos veículos com motor a gasóleo EA 189.

Martin Winterkorn sempre disse que não tinha conhecimento de nada, mas empresa revelou que o antigo presidente tinha sido informado sobre a manipulação em maio de 2014.

A Procuradoria de Braunschweig informou também que está a investigar uma outra pessoa, sem revelar o nome.

A imprensa alemã avança que se trata do atual responsável pela marca Herbert Diess, anterior diretor da BMW.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.