sicnot

Perfil

Mundo

Greenpeace entrega à Europa oito milhões de assinaturas para proteger o Ártico

A Greenpeace entregou esta manhã aos quinze países europeus signatários da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico do Nordeste (OSPAR) oito milhões de assinaturas que lhes propõem criar um santuário no Ártico.

© NASA NASA / Reuters

Os signatários desta convenção, conhecida como OSPAR (acrónimo dos seus acordos fundadores, de Oslo e de Paris) a reunião que põe final ao período de seis anos em que Espanha coordenou os seus trabalhos.

Hoje, 12 ativistas da Greenpeace apresentaram-se num hotel onde tem lugar a reunião para entregar a cada um dos 16 membros da OSPAR - os 15 estados signatários da UE - oito caixas com assinaturas de cidadãos que exigem que se protejam as águas do Ártico, convencidos de que as alterações climáticas "não permitem esperar".

A porta-voz da Greenpeace de Espanha nesta campanha, Pilar Marcos, explicou à agência espanhola EFE que as principais associações ecológicas do mundo querem que a OSPAR proteja a zona do Ártico situada em águas internacionais que está sob a sua competência: uma extensão de oceano de 232.650 quilómetros quadrados -- metade da superfície de Espanha -- situada entre a Gronelândia e a Noruega.

Marcos sublinha que esta superfície só representa uma pequena parte - 8,3 por cento - do santuário que a Greenpeace exige para todo o Ártico, mas a sua declaração teria uma grande "carga simbólica" e também "geopolítica", porque seria a primeira proteção que se estabelece sobre estas águas, muito cobiçadas por vários estados.

"Proteger uma superfície como esta não é inútil, lançaria uma chamada de atenção aos países que estão a tentar explorar os recursos do Ártico em vez de protegê-los. Causaria uma agitação na geopolítica da zona", apontou a porta-voz.

Os ativistas da Greenpeace também entregaram aos delegados do governo representados em OSPAR uma memória digital com pormenores sobre os países de origem dos oito milhões de assinaturas e uma ligação ao vídeo do concerto que o pianista italiano Ludovico Einaudi deu em frente ao glaciar Wahlenbergbreen (Noruega) para oferecer o seu apoio a esta campanha.

Lusa

  • Eurogrupo dá luz verde ao Orçamento do Estado
    0:29

    Orçamento do Estado 2017

    O Orçamento português passou no Eurogrupo mas os ministros das Finanças alertam que podem ser precisas mais medidas para cumprir as metas e em março vão voltar a olhar para as contas. Para já, estão satisfeitos com o compromisso assumido por Mário Centeno e mais sete ministros da zona euro, cujos Orçamentos estão em risco de incumprimento.

  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados".Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade. A SIC esteve em Luanda e falou com o advogado Adolfo Campos e com os músicos Carbono Casimiro, Mona Dya Kidi e David Salei. Já todos estiveram presos. Já todos foram vítimas de violência policial. Defendem que "a geração anterior comprometeu o país" e acreditam que só a mudança política pode trazer um futuro melhor. Para estes jovens activistas, a guerra que arrasou o país, e com que o regime justifica tudo, não deixou heróis, apenas "vilões e vítimas".

  • Homem e cão resgatados das águas na Andaluzia
    0:32