sicnot

Perfil

Mundo

Homem detido numa operação antiterrorismo em Bruxelas

Em atualização

A polícia belga deteve hoje um homem, que poderia ter explosivos consigo, junto a um centro comercial no centro de Bruxelas. O centro comercial City2 chegou a ser evacuado, mas não foram encontrados explosivos no suspeito. O primeiro-ministro já afirmou que "a situação está sob controlo".

A presença da polícia tem sido uma constante no centro comercial City2 (Arquivo)

A presença da polícia tem sido uma constante no centro comercial City2 (Arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

Última atualização às 8:58

O primeiro-ministro belga garante que "a situação está sob controlo" em Bruxelas, após uma reunião do conselho nacional de segurança, convocada de urgência devido a um falso alerta de bomba num centro comercial no centro da capital.

Charles Michel escusou-se a fazer mais comentários sobre a situação, remetendo explicações para o Ministério Público, acrescentando apenas que "os serviços de segurança permanecem extremamente vigilantes", tendo entretanto o perímetro de segurança em torno do centro comercial começado já a ser levantado, confirmou a polícia, que deteve o homem responsável pelo novo estado de alerta na capital belga.

O novo alerta em Bruxelas foi lançado após um particular ter telefonado para as autoridades e anunciado que tinha um cinto de explosivos.

"Um homem foi detido pelas 5:30 da manhã, possivelmente na posse de explosivos", disse um porta-voz da procuradoria. "Uma equipa de desmantelamento de bombas do exército está a verificar a situação", acrescentou.

De acordo uma fonte policial citada pela Reuters, o suspeito não tinha quaisquer explosivos.

Uma porta-voz do City2 adiantou à Associated Press que a polícia disse que encontrou um pacote suspeito perto do centro comercial.

A área em redor do centro comercial, um dos maiores da capital belga, foi isolada.

No passado sábado, uma operação antiterrorismo permitiu evitar um atentado alegadamente iminente na Bélgica. Um dos locais que se temia virem a ser atacados era precisamente este centro comercial em Bruxelas.

Com Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.