sicnot

Perfil

Mundo

Homem detido numa operação antiterrorismo em Bruxelas

Em desenvolvimento

A polícia belga deteve hoje um homem, que poderia ter explosivos consigo, junto a um centro comercial no centro de Bruxelas. O centro comercial City2 chegou a ser evacuado, mas não foram encontrados explosivos no suspeito. O primeiro-ministro já afirmou que "a situação está sob controlo".

A presença da polícia tem sido uma constante no centro comercial City2 (Arquivo)

A presença da polícia tem sido uma constante no centro comercial City2 (Arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

Última atualização às 8:58

O primeiro-ministro belga garante que "a situação está sob controlo" em Bruxelas, após uma reunião do conselho nacional de segurança, convocada de urgência devido a um falso alerta de bomba num centro comercial no centro da capital.

Charles Michel escusou-se a fazer mais comentários sobre a situação, remetendo explicações para o Ministério Público, acrescentando apenas que "os serviços de segurança permanecem extremamente vigilantes", tendo entretanto o perímetro de segurança em torno do centro comercial começado já a ser levantado, confirmou a polícia, que deteve o homem responsável pelo novo estado de alerta na capital belga.

O novo alerta em Bruxelas foi lançado após um particular ter telefonado para as autoridades e anunciado que tinha um cinto de explosivos.

"Um homem foi detido pelas 5:30 da manhã, possivelmente na posse de explosivos", disse um porta-voz da procuradoria. "Uma equipa de desmantelamento de bombas do exército está a verificar a situação", acrescentou.

De acordo uma fonte policial citada pela Reuters, o suspeito não tinha quaisquer explosivos.

Uma porta-voz do City2 adiantou à Associated Press que a polícia disse que encontrou um pacote suspeito perto do centro comercial.

A área em redor do centro comercial, um dos maiores da capital belga, foi isolada.

No passado sábado, uma operação antiterrorismo permitiu evitar um atentado alegadamente iminente na Bélgica. Um dos locais que se temia virem a ser atacados era precisamente este centro comercial em Bruxelas.

Com Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim