sicnot

Perfil

Mundo

Cessar-fogo definitivo na Colômbia anunciado amanhã

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC estão prestes a concluir um acordo de cessar-fogo definitivo, que será oficializado na quinta-feira, numa cerimónia em Havana, anunciaram hoje representantes da guerrilha.

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

© Enrique de la Osa / Reuters

"O acordo está quase concluído, só falta resolver um ponto", disse o negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Pastor Alape, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Na quinta-feira, 23 de junho, anunciaremos o último dia da guerra", escreveu, por sua vez, na rede social Twitter o seu colega Carlos Lozada.

Durante as negociações, que já duram há três anos, o Governo e as FARC alcançaram pré-acordos sobre propriedade da terra, participação política, erradicação de cultivos ilícitos e reconhecimento e indemnizações por danos aos cerca de sete milhões de vítimas resultantes do conflito armado.

Para concluir o acordo de paz, falta apenas consenso sobre a última questão, que inclui o desarmamento e a desmobilização dos guerrilheiros.


Lusa

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC