sicnot

Perfil

Mundo

Cessar-fogo definitivo na Colômbia anunciado amanhã

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC estão prestes a concluir um acordo de cessar-fogo definitivo, que será oficializado na quinta-feira, numa cerimónia em Havana, anunciaram hoje representantes da guerrilha.

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

© Enrique de la Osa / Reuters

"O acordo está quase concluído, só falta resolver um ponto", disse o negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Pastor Alape, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Na quinta-feira, 23 de junho, anunciaremos o último dia da guerra", escreveu, por sua vez, na rede social Twitter o seu colega Carlos Lozada.

Durante as negociações, que já duram há três anos, o Governo e as FARC alcançaram pré-acordos sobre propriedade da terra, participação política, erradicação de cultivos ilícitos e reconhecimento e indemnizações por danos aos cerca de sete milhões de vítimas resultantes do conflito armado.

Para concluir o acordo de paz, falta apenas consenso sobre a última questão, que inclui o desarmamento e a desmobilização dos guerrilheiros.


Lusa

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.