sicnot

Perfil

Mundo

Cessar-fogo definitivo na Colômbia anunciado amanhã

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC estão prestes a concluir um acordo de cessar-fogo definitivo, que será oficializado na quinta-feira, numa cerimónia em Havana, anunciaram hoje representantes da guerrilha.

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

© Enrique de la Osa / Reuters

"O acordo está quase concluído, só falta resolver um ponto", disse o negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Pastor Alape, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Na quinta-feira, 23 de junho, anunciaremos o último dia da guerra", escreveu, por sua vez, na rede social Twitter o seu colega Carlos Lozada.

Durante as negociações, que já duram há três anos, o Governo e as FARC alcançaram pré-acordos sobre propriedade da terra, participação política, erradicação de cultivos ilícitos e reconhecimento e indemnizações por danos aos cerca de sete milhões de vítimas resultantes do conflito armado.

Para concluir o acordo de paz, falta apenas consenso sobre a última questão, que inclui o desarmamento e a desmobilização dos guerrilheiros.


Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47