sicnot

Perfil

Mundo

Cessar-fogo definitivo na Colômbia anunciado amanhã

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC estão prestes a concluir um acordo de cessar-fogo definitivo, que será oficializado na quinta-feira, numa cerimónia em Havana, anunciaram hoje representantes da guerrilha.

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

© Enrique de la Osa / Reuters

"O acordo está quase concluído, só falta resolver um ponto", disse o negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Pastor Alape, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Na quinta-feira, 23 de junho, anunciaremos o último dia da guerra", escreveu, por sua vez, na rede social Twitter o seu colega Carlos Lozada.

Durante as negociações, que já duram há três anos, o Governo e as FARC alcançaram pré-acordos sobre propriedade da terra, participação política, erradicação de cultivos ilícitos e reconhecimento e indemnizações por danos aos cerca de sete milhões de vítimas resultantes do conflito armado.

Para concluir o acordo de paz, falta apenas consenso sobre a última questão, que inclui o desarmamento e a desmobilização dos guerrilheiros.


Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22