sicnot

Perfil

Mundo

Cessar-fogo definitivo na Colômbia anunciado amanhã

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC estão prestes a concluir um acordo de cessar-fogo definitivo, que será oficializado na quinta-feira, numa cerimónia em Havana, anunciaram hoje representantes da guerrilha.

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

Ivan Marquez e Pastor Alape, FARC (21 de maio, Havana)

© Enrique de la Osa / Reuters

"O acordo está quase concluído, só falta resolver um ponto", disse o negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Pastor Alape, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Na quinta-feira, 23 de junho, anunciaremos o último dia da guerra", escreveu, por sua vez, na rede social Twitter o seu colega Carlos Lozada.

Durante as negociações, que já duram há três anos, o Governo e as FARC alcançaram pré-acordos sobre propriedade da terra, participação política, erradicação de cultivos ilícitos e reconhecimento e indemnizações por danos aos cerca de sete milhões de vítimas resultantes do conflito armado.

Para concluir o acordo de paz, falta apenas consenso sobre a última questão, que inclui o desarmamento e a desmobilização dos guerrilheiros.


Lusa

  • Hoje é notícia

    País

    A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27