sicnot

Perfil

Mundo

Iluminação de rua com LED pode ser má para a saúde

A Associação Médica norte-americana avisa que a iluminação LED das ruas pode ser prejudicial à saúde e pede às comunidades para minimizarem esses riscos.

Reuters

Por um lado, a iluminação LED tem muito mais eficiência energética - consome menos energia e requer menos manutenção -, razão pela qual muitas cidades dos Estados Unidos estão a adotá-la.

Los Angeles foi a pioneira, com a maior transformação do mundo da iluminação de rua em 2013. A cidade mudou mais de 140 mil lâmpadas para os LED.

A Associação Médica dos EUA (AMA) avisa, porém, que a iluminação pode ter um efeito negativo na nossa saúde e acaba, por isso, de adotar um guideline para que as comunidades saibam como devem iluninar as suas ruas.

A principal recomendação é que a iluminação noturna de rua não tenha uma temperatura de cor superior a 3000 Kelvin (a unidade de medida da temperatura da cor). Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz.

Uma temperatura de cor mais elevada geralmente sidnifica uma maior tonalidade de azul - e mais branca parece a luz.

A luz que normalmente é instalada nas cidades tem uma temperatura de cor entre 4000K e 5000K, o que tem sido descrito como fator de desconforto e de encandeamento. Sendo muito concentrada e com um elevado conteúdo de tonalidade azul, a iluminação LED, avisa a AMA, pode causar danos na retina.

Por outro lado, pode ainda afetar o ritmo circadiano do ser humano, ou seja, o ciclo biológico influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..