sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor no sudoeste dos EUA causa seis mortos e múltiplos incêndios

Seis pessoas morreram e múltiplos incêndios florestais foram registados no sudoeste dos Estados Unidos, nos estados de Novo México, Arizona e Califórnia, devido a uma onda de calor.

© Mike Blake / Reuters

Nos últimos quatro dias, seis pessoas morreram devido ao calor no Arizona, a maioria excursionistas que se aventuraram no exterior apesar das temperaturas extremas.

Nesta zona do país, as temperaturas chegaram a ultrapassar os 48 graus, o que terá contribuído para gerar diversos incêndios.

Na Califórnia, os incêndios de Sherpa, em Santa Bárbara, e de Border, em San Diego, destruíram 3.225 e 2.436 hectares, respetivamente. No entanto, o fogo que mais aumentou nas últimas horas é em San Gabriel, próximo de Los Angeles, já tendo queimando 2.185 hectares e obrigado à evacuação de 770 casas.

Os bombeiros combatem também as chamas no Novo México, onde já foram queimados, no total, 21.400 hectares, e no Arizona, onde 26.300 foram arrasados.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC