sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor no sudoeste dos EUA causa seis mortos e múltiplos incêndios

Seis pessoas morreram e múltiplos incêndios florestais foram registados no sudoeste dos Estados Unidos, nos estados de Novo México, Arizona e Califórnia, devido a uma onda de calor.

© Mike Blake / Reuters

Nos últimos quatro dias, seis pessoas morreram devido ao calor no Arizona, a maioria excursionistas que se aventuraram no exterior apesar das temperaturas extremas.

Nesta zona do país, as temperaturas chegaram a ultrapassar os 48 graus, o que terá contribuído para gerar diversos incêndios.

Na Califórnia, os incêndios de Sherpa, em Santa Bárbara, e de Border, em San Diego, destruíram 3.225 e 2.436 hectares, respetivamente. No entanto, o fogo que mais aumentou nas últimas horas é em San Gabriel, próximo de Los Angeles, já tendo queimando 2.185 hectares e obrigado à evacuação de 770 casas.

Os bombeiros combatem também as chamas no Novo México, onde já foram queimados, no total, 21.400 hectares, e no Arizona, onde 26.300 foram arrasados.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.