sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor no sudoeste dos EUA causa seis mortos e múltiplos incêndios

Seis pessoas morreram e múltiplos incêndios florestais foram registados no sudoeste dos Estados Unidos, nos estados de Novo México, Arizona e Califórnia, devido a uma onda de calor.

© Mike Blake / Reuters

Nos últimos quatro dias, seis pessoas morreram devido ao calor no Arizona, a maioria excursionistas que se aventuraram no exterior apesar das temperaturas extremas.

Nesta zona do país, as temperaturas chegaram a ultrapassar os 48 graus, o que terá contribuído para gerar diversos incêndios.

Na Califórnia, os incêndios de Sherpa, em Santa Bárbara, e de Border, em San Diego, destruíram 3.225 e 2.436 hectares, respetivamente. No entanto, o fogo que mais aumentou nas últimas horas é em San Gabriel, próximo de Los Angeles, já tendo queimando 2.185 hectares e obrigado à evacuação de 770 casas.

Os bombeiros combatem também as chamas no Novo México, onde já foram queimados, no total, 21.400 hectares, e no Arizona, onde 26.300 foram arrasados.

Lusa

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.