sicnot

Perfil

Mundo

Avião Solar Impulse 2 aterrou em Sevilha após cruzar o Atlântico

O avião Solar Impulse 2, que voa unicamente com energia solar, aterrou esta manhã no aeroporto de San Pablo, em Sevilha, Espanha, após cruzar o Atlântico Norte e superar uma das mais difíceis etapas da sua volta ao mundo.

Arquivo

Arquivo

© Handout . / Reuters

O avião, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, voa sem combustível, apenas com energia solar, e demorou dois dias, 23 horas e dez minutos para cruzar o Atlântico Norte, depois de ter partido, na segunda-feira, do aeroporto JFK de Nova Iorque.

A travessia, de quase 6.300 quilómetros, é considerada umas das etapas mais difíceis deste projeto, tendo em conta a sua duração, condições meteorológicas e intenso tráfego aéreo na zona.

O Solar Impulse 2 aterrou pelas 07:38 (06:38 em Lisboa), completando a 15.ª etapa da sua volta ao mundo.

Lusa

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Governo formaliza pedido para pagamento antecipado ao FMI
    0:34

    Economia

    Mário Centeno formalizou esta terça-feira o pedido aos ministros europeus das Finanças para que autorizem o pagamento antecipado de dez mil milhões de euros ao FMI. Em entrevista à Bloomberg, o ministro descartou ainda qualquer renegociação da dívida portuguesa após a saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No final da reunião do ECOFIN, foi o Secretário de Estado Mourinho Félix quem falou aos jornalistas portugueses.

  • Governo garante que não autoriza despedimentos na PT
    2:27

    Economia

    O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira no debate quinzenal, que não dará luz verde a eventuais despedimentos na PT. António Costa disse ainda que o país tem pouca margem orçamental, apesar da saída do Procedimento por Défice Excessivo.

  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32