sicnot

Perfil

Mundo

Campanha inspirada em "O Exorcista" contra a dependência da internet

Uma campanha de consciencialização social sobre a dependência de internet, inspirada no filme "O Exorcista", vai avançar em breve com o objetivo de contribuir para um debate construtivo deste problema.

Os dados foram divulgados por ocasião do Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora todos os anos em fevereiro. (Arquivo)

Os dados foram divulgados por ocasião do Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora todos os anos em fevereiro. (Arquivo)

Damian Dovarganes / AP

Trata-se de uma iniciativa da Dianova, uma organização para a intervenção em toxicodependências e desenvolvimento social, que visa esclarecer sobre as dependências da internet, "num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps".

No comunicado com que divulga a campanha, intitulada "não te deixes possuir", a Dianova recorda um estudo europeu, segundo o qual 64% dos inquiridos está online seis dias da semana ou diariamente através do telemóvel (50%), computador pessoas (48%) e portátil (46%).

"Adicionalmente, as redes sociais são a ferramenta online mais utilizada pelos inquiridos, 70% a nível diário, dos quais 40% acedem durante mais de duas horas por dia durante a semana", lê-se no comunicado.

A Dianova sublinha um dos resultados "mais preocupantes" que aponta para um em cada cinco inquiridos sofrer, de alguma forma, de cyberbullying.

"Da totalidade de inquiridos, 13,9% foram classificados como reveladores de um comportamento disfuncional relativamente à utilização da Internet".

A campanha é inspirada no filme "O Exorcista" e será o lema para a celebração do Dia Internacional da Luta Contra as Drogas e Tráfico Ilícito, no domingo.

Com duas imagens que pretendem comparar o comportamento de constante ligação a um dispositivo móvel a uma possessão por espíritos malignos que impedem que o indivíduo seja ele próprio e leve uma vida normal, a campanha convida as pessoas (sobretudo os jovens e os seus pais) a procurarem ajuda para se libertarem destas situações.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".