sicnot

Perfil

Mundo

Campanha inspirada em "O Exorcista" contra a dependência da internet

Uma campanha de consciencialização social sobre a dependência de internet, inspirada no filme "O Exorcista", vai avançar em breve com o objetivo de contribuir para um debate construtivo deste problema.

Os dados foram divulgados por ocasião do Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora todos os anos em fevereiro. (Arquivo)

Os dados foram divulgados por ocasião do Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora todos os anos em fevereiro. (Arquivo)

Damian Dovarganes / AP

Trata-se de uma iniciativa da Dianova, uma organização para a intervenção em toxicodependências e desenvolvimento social, que visa esclarecer sobre as dependências da internet, "num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps".

No comunicado com que divulga a campanha, intitulada "não te deixes possuir", a Dianova recorda um estudo europeu, segundo o qual 64% dos inquiridos está online seis dias da semana ou diariamente através do telemóvel (50%), computador pessoas (48%) e portátil (46%).

"Adicionalmente, as redes sociais são a ferramenta online mais utilizada pelos inquiridos, 70% a nível diário, dos quais 40% acedem durante mais de duas horas por dia durante a semana", lê-se no comunicado.

A Dianova sublinha um dos resultados "mais preocupantes" que aponta para um em cada cinco inquiridos sofrer, de alguma forma, de cyberbullying.

"Da totalidade de inquiridos, 13,9% foram classificados como reveladores de um comportamento disfuncional relativamente à utilização da Internet".

A campanha é inspirada no filme "O Exorcista" e será o lema para a celebração do Dia Internacional da Luta Contra as Drogas e Tráfico Ilícito, no domingo.

Com duas imagens que pretendem comparar o comportamento de constante ligação a um dispositivo móvel a uma possessão por espíritos malignos que impedem que o indivíduo seja ele próprio e leve uma vida normal, a campanha convida as pessoas (sobretudo os jovens e os seus pais) a procurarem ajuda para se libertarem destas situações.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.