sicnot

Perfil

Mundo

Campanha inspirada em "O Exorcista" contra a dependência da internet

Uma campanha de consciencialização social sobre a dependência de internet, inspirada no filme "O Exorcista", vai avançar em breve com o objetivo de contribuir para um debate construtivo deste problema.

Os dados foram divulgados por ocasião do Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora todos os anos em fevereiro. (Arquivo)

Os dados foram divulgados por ocasião do Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora todos os anos em fevereiro. (Arquivo)

Damian Dovarganes / AP

Trata-se de uma iniciativa da Dianova, uma organização para a intervenção em toxicodependências e desenvolvimento social, que visa esclarecer sobre as dependências da internet, "num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps".

No comunicado com que divulga a campanha, intitulada "não te deixes possuir", a Dianova recorda um estudo europeu, segundo o qual 64% dos inquiridos está online seis dias da semana ou diariamente através do telemóvel (50%), computador pessoas (48%) e portátil (46%).

"Adicionalmente, as redes sociais são a ferramenta online mais utilizada pelos inquiridos, 70% a nível diário, dos quais 40% acedem durante mais de duas horas por dia durante a semana", lê-se no comunicado.

A Dianova sublinha um dos resultados "mais preocupantes" que aponta para um em cada cinco inquiridos sofrer, de alguma forma, de cyberbullying.

"Da totalidade de inquiridos, 13,9% foram classificados como reveladores de um comportamento disfuncional relativamente à utilização da Internet".

A campanha é inspirada no filme "O Exorcista" e será o lema para a celebração do Dia Internacional da Luta Contra as Drogas e Tráfico Ilícito, no domingo.

Com duas imagens que pretendem comparar o comportamento de constante ligação a um dispositivo móvel a uma possessão por espíritos malignos que impedem que o indivíduo seja ele próprio e leve uma vida normal, a campanha convida as pessoas (sobretudo os jovens e os seus pais) a procurarem ajuda para se libertarem destas situações.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.