sicnot

Perfil

Mundo

PC chinês testa militantes com questionário online

Desde 20 de junho e até 10 de julho, os 87 milhões de militantes do Partido Comunista da China que trabalham em agências centrais do Governo por todo o país, foram convidados a participar num questionário online. São 20 questões que abrangem temas que vão da política, à disciplina, incluindo as punições para quem quebre as regras partidárias.

Este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente da China destinada a reforçar a lealdade partidária.

Este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente da China destinada a reforçar a lealdade partidária.

© Claro Cortes / Reuters (Arquivo)

À semelhança de um teste escolar, os militantes têm um tempo limitado para responder ao questionário. As perguntas terão de ser respondidas em apenas uma hora e os resultados individuais, bem como a média final de cada departamento partidário, serão divulgados publicamente.

"Quantos capítulos tem a Constituição?", esta é uma das perguntas mais fáceis do questionário, que embora não seja destinado ao público em geral, está disponível online para quem queira responder.

Uma rápida pesquisa na Internet permite concluir que a Constituição chinesa tem 11 capítulos, incluindo um programa geral introdutório.

A maioria das perguntas apresenta, contudo, um grau de dificuldade mais elevado, como por exemplo: "qual o caminho para uma nação mais forte?", "quando (exato dia e ano) foram deliberados os critérios de honestidade e auto-disciplina para os militantes do partido?" e "se o cônjuge de um militante do partido aceitar um suborno, a que sanção fica sujeito o militante?"

De acordo com o site da televisão britânica BBC, este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente Xi Jinping, destinada a reforçar a lealdade partidária.

Esta iniciativa que apela aos militantes para que estudem os regulamentos do partido e os discursos do Presidente Jinping vai decorrer ao longo de todo o ano.