sicnot

Perfil

Mundo

PC chinês testa militantes com questionário online

Desde 20 de junho e até 10 de julho, os 87 milhões de militantes do Partido Comunista da China que trabalham em agências centrais do Governo por todo o país, foram convidados a participar num questionário online. São 20 questões que abrangem temas que vão da política, à disciplina, incluindo as punições para quem quebre as regras partidárias.

Este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente da China destinada a reforçar a lealdade partidária.

Este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente da China destinada a reforçar a lealdade partidária.

© Claro Cortes / Reuters (Arquivo)

À semelhança de um teste escolar, os militantes têm um tempo limitado para responder ao questionário. As perguntas terão de ser respondidas em apenas uma hora e os resultados individuais, bem como a média final de cada departamento partidário, serão divulgados publicamente.

"Quantos capítulos tem a Constituição?", esta é uma das perguntas mais fáceis do questionário, que embora não seja destinado ao público em geral, está disponível online para quem queira responder.

Uma rápida pesquisa na Internet permite concluir que a Constituição chinesa tem 11 capítulos, incluindo um programa geral introdutório.

A maioria das perguntas apresenta, contudo, um grau de dificuldade mais elevado, como por exemplo: "qual o caminho para uma nação mais forte?", "quando (exato dia e ano) foram deliberados os critérios de honestidade e auto-disciplina para os militantes do partido?" e "se o cônjuge de um militante do partido aceitar um suborno, a que sanção fica sujeito o militante?"

De acordo com o site da televisão britânica BBC, este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente Xi Jinping, destinada a reforçar a lealdade partidária.

Esta iniciativa que apela aos militantes para que estudem os regulamentos do partido e os discursos do Presidente Jinping vai decorrer ao longo de todo o ano.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11