sicnot

Perfil

Mundo

PC chinês testa militantes com questionário online

Desde 20 de junho e até 10 de julho, os 87 milhões de militantes do Partido Comunista da China que trabalham em agências centrais do Governo por todo o país, foram convidados a participar num questionário online. São 20 questões que abrangem temas que vão da política, à disciplina, incluindo as punições para quem quebre as regras partidárias.

Este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente da China destinada a reforçar a lealdade partidária.

Este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente da China destinada a reforçar a lealdade partidária.

© Claro Cortes / Reuters (Arquivo)

À semelhança de um teste escolar, os militantes têm um tempo limitado para responder ao questionário. As perguntas terão de ser respondidas em apenas uma hora e os resultados individuais, bem como a média final de cada departamento partidário, serão divulgados publicamente.

"Quantos capítulos tem a Constituição?", esta é uma das perguntas mais fáceis do questionário, que embora não seja destinado ao público em geral, está disponível online para quem queira responder.

Uma rápida pesquisa na Internet permite concluir que a Constituição chinesa tem 11 capítulos, incluindo um programa geral introdutório.

A maioria das perguntas apresenta, contudo, um grau de dificuldade mais elevado, como por exemplo: "qual o caminho para uma nação mais forte?", "quando (exato dia e ano) foram deliberados os critérios de honestidade e auto-disciplina para os militantes do partido?" e "se o cônjuge de um militante do partido aceitar um suborno, a que sanção fica sujeito o militante?"

De acordo com o site da televisão britânica BBC, este questionário faz parte de uma campanha lançada pelo Presidente Xi Jinping, destinada a reforçar a lealdade partidária.

Esta iniciativa que apela aos militantes para que estudem os regulamentos do partido e os discursos do Presidente Jinping vai decorrer ao longo de todo o ano.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.