sicnot

Perfil

Mundo

Detido na Colômbia o traficante criador da "cocaína rosada"

O principal traficante de drogas sintéticas e criador da "cocaína rosada", na Colômbia, Alejandro Arboleda Uribe, conhecido por "Alejo Tucibí", foi detido na cidade de Medellín, informou este sábado a polícia local.

HOGP

Arboleda Uribe, conhecido também como "o rei das anfetaminas", foi capturado no bairro de luxo El Poblado pelo Grupo de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Direção de Investigação Criminal e Interpol (Dijin), indicou a polícia colombiana num comunicado.

De acordo com o comunicado, outras 13 pessoas que formavam parte da mesma rede internacional de tráfico de drogas sintéticas foram presas nas cidades colombianas de Cali e Ipiales, assim como na ilha de San Andrés.

A "cocaína rosada", também conhecida como "droga de elite", é comercializada em pó ou pastilhas de cores apelativas com um alto poder para gerar dependência.

O grupo que foi desmantelado fornecia várias cidades colombianas, outros países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Para enviar a droga, a organização usava "correios humanos" e contava com rotas próprias, nomeadamente no Equador, Peru e Chile.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.