sicnot

Perfil

Mundo

Detido na Colômbia o traficante criador da "cocaína rosada"

O principal traficante de drogas sintéticas e criador da "cocaína rosada", na Colômbia, Alejandro Arboleda Uribe, conhecido por "Alejo Tucibí", foi detido na cidade de Medellín, informou este sábado a polícia local.

HOGP

Arboleda Uribe, conhecido também como "o rei das anfetaminas", foi capturado no bairro de luxo El Poblado pelo Grupo de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Direção de Investigação Criminal e Interpol (Dijin), indicou a polícia colombiana num comunicado.

De acordo com o comunicado, outras 13 pessoas que formavam parte da mesma rede internacional de tráfico de drogas sintéticas foram presas nas cidades colombianas de Cali e Ipiales, assim como na ilha de San Andrés.

A "cocaína rosada", também conhecida como "droga de elite", é comercializada em pó ou pastilhas de cores apelativas com um alto poder para gerar dependência.

O grupo que foi desmantelado fornecia várias cidades colombianas, outros países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Para enviar a droga, a organização usava "correios humanos" e contava com rotas próprias, nomeadamente no Equador, Peru e Chile.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.