sicnot

Perfil

Mundo

Detido na Colômbia o traficante criador da "cocaína rosada"

O principal traficante de drogas sintéticas e criador da "cocaína rosada", na Colômbia, Alejandro Arboleda Uribe, conhecido por "Alejo Tucibí", foi detido na cidade de Medellín, informou este sábado a polícia local.

HOGP

Arboleda Uribe, conhecido também como "o rei das anfetaminas", foi capturado no bairro de luxo El Poblado pelo Grupo de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Direção de Investigação Criminal e Interpol (Dijin), indicou a polícia colombiana num comunicado.

De acordo com o comunicado, outras 13 pessoas que formavam parte da mesma rede internacional de tráfico de drogas sintéticas foram presas nas cidades colombianas de Cali e Ipiales, assim como na ilha de San Andrés.

A "cocaína rosada", também conhecida como "droga de elite", é comercializada em pó ou pastilhas de cores apelativas com um alto poder para gerar dependência.

O grupo que foi desmantelado fornecia várias cidades colombianas, outros países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Para enviar a droga, a organização usava "correios humanos" e contava com rotas próprias, nomeadamente no Equador, Peru e Chile.

Lusa

  • Fogo em Setúbal dominado
    2:31

    País

    O incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal está dominado. As chamas chegaram a ameaçar as casas, o que obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas das habitações, como medida de precaução. Também o Hotel do Sado teve de ser evacuado.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.