sicnot

Perfil

Mundo

Detido na Colômbia o traficante criador da "cocaína rosada"

O principal traficante de drogas sintéticas e criador da "cocaína rosada", na Colômbia, Alejandro Arboleda Uribe, conhecido por "Alejo Tucibí", foi detido na cidade de Medellín, informou este sábado a polícia local.

HOGP

Arboleda Uribe, conhecido também como "o rei das anfetaminas", foi capturado no bairro de luxo El Poblado pelo Grupo de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Direção de Investigação Criminal e Interpol (Dijin), indicou a polícia colombiana num comunicado.

De acordo com o comunicado, outras 13 pessoas que formavam parte da mesma rede internacional de tráfico de drogas sintéticas foram presas nas cidades colombianas de Cali e Ipiales, assim como na ilha de San Andrés.

A "cocaína rosada", também conhecida como "droga de elite", é comercializada em pó ou pastilhas de cores apelativas com um alto poder para gerar dependência.

O grupo que foi desmantelado fornecia várias cidades colombianas, outros países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

Para enviar a droga, a organização usava "correios humanos" e contava com rotas próprias, nomeadamente no Equador, Peru e Chile.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14