sicnot

Perfil

Mundo

Mahmoud Abbas rejeita acusações de antissemitismo dirigidas contra si

O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, defendeu-se hoje de "todas as acusações" de antissemitismo, depois de ter sido acusado de ter caluniado os judeus em declarações no Parlamento Europeu.

© Mohamad Torokman / Reuters

"A Palestina é o berço de três religiões monoteístas e rejeitamos os ataques contra todas as religiões", afirmou Abbas através de um comunicado.

Em declarações na última quinta-feira em árabe - aparentemente improvisadas - perante o Parlamento Europeu e difundidas pela televisão da União Europeia, Abbas afirmou que recentemente "alguns rabinos em Israel pediram claramente ao seu Governo para envenenar a água para matar os palestinianos".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou Abbas na quinta-feira de "propagar difamações no Parlamento Europeu".

Abbas explicou hoje que "as supostas declarações de um rabino, divulgadas por muitos órgãos de comunicação social, revelaram-se sem fundamento".

O Presidente palestiniano afirmou ainda que não teve "a intenção de se referir especificamente ao judaísmo ou de ferir o povo judeu em todo o mundo". Acrescentou também "condenar todas as acusações de antissemitismo" dirigidas a si e ao povo palestiniano.

O Conselho Representativo das Instituições Judaicas de França (CRIF), fórum político da primeira comunidade judaica na Europa, acusou na passada sexta-feira Abbas de "propagar caricaturas antijudaicas", subinhando que estas alimentam o ódio antissemita.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC