sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 47 mortos em raides aéreos russos na região leste da Síria

Pelo menos 47 pessoas, incluindo 31 civis, foram hoje mortas em ataques da aviação russa e síria contra uma localidade da província de Deir Ezzor, zona no leste da Síria controlada pelo Daesh.

Arquivo

Arquivo

© Alaa Faqir / Reuters

"Três raides da aviação russa e síria contra a localidade de Al-Kouriyé, a sudeste da cidade de Deir Ezzor, mataram 31 civis", informou o Observatório sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma organização não-governamental (ONG) com sede em Londres.

"Em outro ataque, outras 16 pessoas morreram sem sabermos se são civis ou jihadistas do Daesh, porque os corpos não foram identificados", acrescentou a organização.

Os raides aéreos visaram bairros residenciais, localizados numa zona onde fica a mesquita de Al-Kouriyé.

A intervenção das forças aéreas russas na Síria teve início a 30 de setembro de 2015 e foi feita a pedido do Presidente sírio, Bashar al-Assad, no âmbito da luta contra o terrorismo naquele país.

A Rússia, aliado tradicional do regime de Damasco, anunciou em março último uma retirada parcial das forças destacadas.

A revolta popular pacífica contra o regime sírio em 2011 transformou-se num conflito armado, cujos contornos ficaram ainda mais complexos com a ascensão dos jihadistas do Daesh e das ramificações da rede terrorista Al-Qaida e com a multiplicação dos atores locais, regionais e internacionais.

O conflito sírio já matou mais de 280 mil pessoas e fez milhões de deslocados desde o seu início em março de 2011.

Lusa

  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Aprovadas mudanças no acesso ao ensino superior

    País

    O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, bem como os princípios orientadores da avaliação, voltando a nota de Educação Física a contar para a média de acesso ao ensino superior. No caso dos alunos do ensino profissional, são eliminados requisitos considerados discriminatórios no acesso ao ensino superior.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC