sicnot

Perfil

Mundo

Atentado em Madagáscar faz dois mortos e 84 feridos durante festejos

Um atentado com granadas fez hoje pelo menos dois mortos e 84 feridos num estádio em Antananarivo, Madagáscar, durante as celebrações do dia nacional do país, indicaram as autoridades.

A população festejava o dia da independência no estádio Mahamasina, quando as granadas rebentaram, tendo o presidente, Hery Rajaonarimampianina, atribuído o ataque a "divergências políticas".

Os dois mortos são dois adolescentes de 16 e 18 anos.

"Podem existir divergências políticas, mas os atos de desestabilização são inadmissíveis. Não se pode matar assim a população", declarou o presidente do país, considerando o ataque um "ato terrorista".

Fez ainda um apelo à calma entre a população, advogando que não se responda com violência mas com a aplicação da lei, "o mais severamente possível".

Madagáscar tem tentado sair de um longo período de instabilidade política, iniciada em 2009, quando o presidente da câmara de Antananarivo, Andry Rajoelina, derrubou o então presidente, Marc Ravalomanana.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC