sicnot

Perfil

Mundo

Morreu Bill Cunningham, lenda da fotografia de moda de Nova Iorque

O veterano e lendário fotógrafo de moda de Nova Iorque Bill Cunningham morreu aos 87 anos, noticiou no sábado o The New York Times, jornal que publicou os seus trabalhos ao longo de quatro décadas.

© Carlo Allegri / Reuters

Cunningham tinha sido hospitalizado há uma semana na sequência de uma paragem cardíaca.

Tinha desde 1978 um espaço na edição de domingo do The New York Times dedicado à moda, com imagens captadas nas ruas de Nova Iorque e que era uma das secções do jornal mais populares entre os leitores.

Cunningham identificava tendências de moda na cidade, percorrendo as ruas de Manhattan de bicicleta e munido com uma pequena máquina fotográfica.

Era uma figura emblemática do mundo da moda e também fotografava estrelas.

"Todas nos vestimos para o Bill", dizia a diretora da edição norte-americana da revista Vogue, Anne Wintour.

Cunningham nasceu em 1929 em Boston, numa família de origem irlandesa.

Em 2008, o Governo francês distinguiu-o com a "Legião de Honra" e foi nomeado "mito vivo" de Nova Iorque pelas autoridades da cidade.

Em 2010, foi feito um documentário sobre a sua vida ("Bill Cunningham New York"), que estreou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e que em 2013 foi exibido em Lisboa, no Museu do Design e da Moda (Mude).

No entanto, e paradoxalmente, Cunningham era conhecido pela sua humildade e austeridade.

Vivia num pequeno apartamento e tomava o pequeno-almoço sempre no mesmo café, no mesmo prédio.

"O dinheiro é a coisa mais barata que existe. A mais cara é a liberdade", costumava dizer.

"Os poderosos e ricos do mundo da moda procuravam a sua companhia, mas ele manteve-se como uma das pessoas mais encantadoras, amáveis e humildes que já conheci. Perdemos uma lenda e estou pessoalmente arrasado por ter perdido um amigo", escreveu Arthur Ochs Sulzberger Jr., editor do The New York Times.

Bill Cunningham trabalhou para o Chicago Tribune e para o Daily News antes de passar para o The New York Times.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17