sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente atacado por hiena no Kruger Park na África do Sul

Um rapaz de 15 anos ficou gravemente ferido depois de ter sido atacado na sua tenda por uma hiena no mundialmente famoso Kruger National Park, na África do Sul, disseram hoje as autoridades.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Thomas Mukoya / Reuters

O rapaz estava a dormir sozinho num compartimento separado da tenda da sua família quando a hiena o atacou no domingo, disse à agência francesa France Press o porta-voz do South African National Parks (SANParks), William Mabasa.

"O animal atacou-o na cara", explicou Mabasa. "Ele gritou e os pais dele acordaram", continuou.

"Felizmente estava lá uma enfermeira, bem como um nos nossos guias", afirmou o porta-voz do parque.

Segundo o site de notícias local 'Netwerk24', a hiena fechou as mandíbulas na cara do rapaz, partindo os ossos faciais e arrastando-o para fora da tenda em pijama. Depois de ser assistido no hospital local, foi levado para Joanesburgo por meio aéreo para uma cirurgia plástica e de reconstrução de emergência à boca e ao maxilar.

A hiena, que escapou, terá entrado no acampamento através de um buraco na cerca. Mabasa disse que o animal estaria provavelmente à procura de comida.

"As pessoas devem estar conscientes de que há animais selvagens à volta delas e que devem ter a certeza de que as suas tendas são bem fechadas", disse.

Em julho do ano passado, um guia de um safari sobreviveu ao ataque de um leopardo quando observava a vida selvagem com um grupo de turistas no Kruger Park.

Há um mês atrás, uma turista americana de 22 anos morreu depois de ter sido atacada por um leão através da janela aberta de um carro num parque fora de Joanesburgo.


Lusa

  • Jovem fica sem perna após ataque de tubarão na Austrália
    0:33

    Mundo

    Um surfista australiano ficou gravemente ferido depois de ser atacado por um tubarão branco numa praia da zona ocidental do país. O jovem de 29 anos ficou sem a perna e mantém-se internado no hospital de Perth, em estado crítico. O animal terá mais de 3 metros de comprimento. As autoridades martítimas capturaram um animal de porte semelhante mas não esclarecem se terá sido o responsável pelos ferimentos do surfista. Só no ano passado, 98 pessoas foram atacadas por tubarões na Austrália. Um jornalista de um jornal local testemunhou os instantes seguintes ao ataque e descreve o que viu.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC