sicnot

Perfil

Mundo

Decretado "estado de emergência ambiental" em Santiago do Chile devido a poluição

Os elevados níveis de poluição em Santiago do Chile obrigaram as autoridades a decretar, no domingo, "estado de emergência ambiental" na capital chilena, uma medida que deverá paralisar 40% da frota automóvel.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Esta medida foi adotada "devido às más condições de ventilação e com o objetivo de garantir a saúde da população", indicaram as autoridades de Santiago do Chile em comunicado.

Hoje, feriado no país, 40% do parque automóvel da capital chilena, que conta com mais de 1,9 milhões de veículos, será imobilizado.

Trata-se do primeiro estado de emergência instaurado desde junho de 2015, em plena Copa América no Chile.

O "estado de emergência ambiental", que figura como a medida de alerta mais elevada prevista por lei, é ativado quando os níveis de poluição ultrapassam a barreira das 500 partículas finas (PM 2,5).

A situação geográfica da capital chilena, com aproximadamente sete milhões de habitantes, encaixada entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, perturba a renovação do ar.

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),

  • "A maioria das pessoas que criticou André Ventura nunca viveu esses problemas"
    3:43

    Opinião

    A polémica em torno das declarações do candidato do PSD à Câmara de Loures, André Ventura, sobre o modo de vida da etnia cigana no concelho, esteve em análise no Jornal da Noite desta segunda-feira. Miguel Sousa Tavares defende que "os problemas existem mas não podem ser generalizados". O comentador SIC considera, ainda assim, que André Ventura tem razão quando diz que "a maioria das pessoas que o criticou nunca viveu esses problemas".

    Miguel Sousa Tavares