sicnot

Perfil

Mundo

Igreja deve pedir perdão aos homossexuais, reconhece Papa Francisco

A Igreja e os católicos devem um pedido de desculpas aos homossexuais, reconheceu ontem o Papa Francisco, a bordo do avião que o levou da Arménia para Roma.

reuters

É a primeira vez na história da Igreja que um Papa defende um pedido de perdão aos homossexuais, pelos católicos.

Falando aos jornalistas, o Sumo Pontífice recordou o atentado que resultou na morte de 49 pessoas num clube noturno gay, em Orlando, Califórnia,e lembrou que a Igreja ensina que os homossexuais "não devem ser discriminados, devem ser respeitados e acompanhados pastoralmente.

Triste ao relembrar-se do ataque , O Papa reconheceu que é necessário um pedido de desculpas aos gays e também, por exemplo, às mulheres.

"Penso que a Igreja não só deve pedir desculpas a uma pessoa gay que tenha ofendido mas também deve pedir desculpas aos pobres, às mulheres que foram exploradas, às crianças que foram exploradas pelo trabalho. E deve pedir desculpa por ter abençoado tantas armas", acrescentou.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.