sicnot

Perfil

Mundo

Número dois do PSOE diz que cabe a Rajoy iniciativa para formar governo

César Luena, número dois do PSOE, alertou hoje que o resultado dos socialistas espanhóis indicam vontade de mudança contra as "políticas injustas, ineficazes e antissociais", mas que cabe ao PP a iniciativa de formar Governo.

reuters

Luena, membro da Organização do PSOE, não rejeita que os socialistas possam vir a formar Governo, apesar de ter elegido 85 deputados, mas frisou que compete a Mariano Rajoy (líder do PP) tomar a iniciativa, porque o Partido Popular foi a força política que venceu as eleições legislativas de domingo.

Luena insistiu que ao conquistar 137 deputados, o líder do PP "tem a obrigação e a responsabilidade" de tentar tomar posse, tal como como aconteceu após as eleições legislativas de dezembro do ano passado.

"Vamos passo a passo, mas - deste resultado - pode-se concluir que quem tem de tomar a iniciativa é Rajoy. O PSOE é o primeiro partido de esquerda e uma alternativa, mas somos o segundo partido", admitiu o secretário da Organização dos socialistas espanhóis.

O responsável acrescentou que o PSOE vai agir com "muitíssima prudência e respeito" porque, afirmou, tem consciência de que os espanhóis querem que o partido esteja "à altura das circunstâncias".

"Primeiro está a situação política e institucional do país e só depois o partido", frisou.

O secretário da Organização do PSOE concorda com o líder, Pedro Sanchez, sobre o resultado eleitoral dos socialistas, indicando que "no plano geral" não foi bom, muito menos nas comunidades autónomas, como na Andaluzia, onde venceu o Partido Popular.

No plano interno, Luena disse que "não há nenhum motivo" para Pedro Sanchéz não se apresentar no próximo congresso do PSOE para ser reeleito secretário-geral, como tinha anunciado.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.