sicnot

Perfil

Mundo

Número dois do PSOE diz que cabe a Rajoy iniciativa para formar governo

César Luena, número dois do PSOE, alertou hoje que o resultado dos socialistas espanhóis indicam vontade de mudança contra as "políticas injustas, ineficazes e antissociais", mas que cabe ao PP a iniciativa de formar Governo.

reuters

Luena, membro da Organização do PSOE, não rejeita que os socialistas possam vir a formar Governo, apesar de ter elegido 85 deputados, mas frisou que compete a Mariano Rajoy (líder do PP) tomar a iniciativa, porque o Partido Popular foi a força política que venceu as eleições legislativas de domingo.

Luena insistiu que ao conquistar 137 deputados, o líder do PP "tem a obrigação e a responsabilidade" de tentar tomar posse, tal como como aconteceu após as eleições legislativas de dezembro do ano passado.

"Vamos passo a passo, mas - deste resultado - pode-se concluir que quem tem de tomar a iniciativa é Rajoy. O PSOE é o primeiro partido de esquerda e uma alternativa, mas somos o segundo partido", admitiu o secretário da Organização dos socialistas espanhóis.

O responsável acrescentou que o PSOE vai agir com "muitíssima prudência e respeito" porque, afirmou, tem consciência de que os espanhóis querem que o partido esteja "à altura das circunstâncias".

"Primeiro está a situação política e institucional do país e só depois o partido", frisou.

O secretário da Organização do PSOE concorda com o líder, Pedro Sanchez, sobre o resultado eleitoral dos socialistas, indicando que "no plano geral" não foi bom, muito menos nas comunidades autónomas, como na Andaluzia, onde venceu o Partido Popular.

No plano interno, Luena disse que "não há nenhum motivo" para Pedro Sanchéz não se apresentar no próximo congresso do PSOE para ser reeleito secretário-geral, como tinha anunciado.

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.