sicnot

Perfil

Mundo

Presidente sul-africano deve restituir 455 mil euros ao Estado

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, deve restituir ao Estado 500.000 dólares (455.000 euros) no escândalo da sua residência privada, recomendou hoje o ministro das Finanças, encarregado pela justiça de determinar o montante da soma devida.

© Mike Hutchings / Reuters

A soma "que o Presidente deve pagar pessoalmente corresponde a 7.814.555 rands (cerca de 455.000 euros)", equivalente a uma parte dos trabalhos efetuados na sua propriedade com dinheiro público, indicou o Tesouro num documento entregue ao Tribunal Constitucional e obtido pela agência France Presse.

No final de março, o Tribunal Constitucional considerou que o chefe de Estado tinha violado a Constituição ao recusar-se a reembolsar os custos de renovação da sua propriedade privada não ligados à segurança.

Em causa estavam a piscina, um centro para visitantes, um anfiteatro, um espaço cercado para gado e um galinheiro.

A justiça, chamada a pronunciar-se sobre o caso pela oposição, pediu às Finanças para determinar a soma a restituir.

O Tribunal Constitucional tem agora de aprovar o montante e o Presidente Zuma terá depois 45 dias para fazer o reembolso do valor determinado.


Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.