sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte instala armamento norte-americano em barcos de patrulha

A Coreia do Norte começou a instalar metralhadoras norte-americanas nos seus barcos de patrulha fronteiriços, informaram hoje fontes militares de Seul, que desconhecem como o regime de Kim Jong-un conseguiu o armamento apesar das sanções da ONU.

Reuters

"Vimos que a Coreia do Norte substituiu os seus velhos sistemas de armamento por este sistema de canhão rotativo", o chamado 'sistema gatling', em alguns barcos perto do paralelo 38, que divide os dois países, indicou uma fonte à agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

Caso os mais de 380 barcos norte-coreanos que patrulham as águas fronteiriças estejam equipados com estas metralhadoras tal "pode representar uma ameaça adicional para a nossa força naval", advertiu a mesma fonte.

Esse sistema pode realizar até 2.000 disparos por minuto e alcançar alvos a um máximo de entre cinco e seis quilómetros de distância, pelo que, a ser verdadeira a informação, tal significa um aumento considerável da capacidade de ataque dos barcos norte-coreanos, dado que, em geral, têm canhões de artilharia de uso manual antiquados.

As forças conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos abriram uma investigação para averiguar de que forma a Coreia do Norte acedeu a essas metralhadoras, já que o seu comércio de armas está fortemente restringido há anos devido às sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58