sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte instala armamento norte-americano em barcos de patrulha

A Coreia do Norte começou a instalar metralhadoras norte-americanas nos seus barcos de patrulha fronteiriços, informaram hoje fontes militares de Seul, que desconhecem como o regime de Kim Jong-un conseguiu o armamento apesar das sanções da ONU.

Reuters

"Vimos que a Coreia do Norte substituiu os seus velhos sistemas de armamento por este sistema de canhão rotativo", o chamado 'sistema gatling', em alguns barcos perto do paralelo 38, que divide os dois países, indicou uma fonte à agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

Caso os mais de 380 barcos norte-coreanos que patrulham as águas fronteiriças estejam equipados com estas metralhadoras tal "pode representar uma ameaça adicional para a nossa força naval", advertiu a mesma fonte.

Esse sistema pode realizar até 2.000 disparos por minuto e alcançar alvos a um máximo de entre cinco e seis quilómetros de distância, pelo que, a ser verdadeira a informação, tal significa um aumento considerável da capacidade de ataque dos barcos norte-coreanos, dado que, em geral, têm canhões de artilharia de uso manual antiquados.

As forças conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos abriram uma investigação para averiguar de que forma a Coreia do Norte acedeu a essas metralhadoras, já que o seu comércio de armas está fortemente restringido há anos devido às sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.