sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte instala armamento norte-americano em barcos de patrulha

A Coreia do Norte começou a instalar metralhadoras norte-americanas nos seus barcos de patrulha fronteiriços, informaram hoje fontes militares de Seul, que desconhecem como o regime de Kim Jong-un conseguiu o armamento apesar das sanções da ONU.

Reuters

"Vimos que a Coreia do Norte substituiu os seus velhos sistemas de armamento por este sistema de canhão rotativo", o chamado 'sistema gatling', em alguns barcos perto do paralelo 38, que divide os dois países, indicou uma fonte à agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

Caso os mais de 380 barcos norte-coreanos que patrulham as águas fronteiriças estejam equipados com estas metralhadoras tal "pode representar uma ameaça adicional para a nossa força naval", advertiu a mesma fonte.

Esse sistema pode realizar até 2.000 disparos por minuto e alcançar alvos a um máximo de entre cinco e seis quilómetros de distância, pelo que, a ser verdadeira a informação, tal significa um aumento considerável da capacidade de ataque dos barcos norte-coreanos, dado que, em geral, têm canhões de artilharia de uso manual antiquados.

As forças conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos abriram uma investigação para averiguar de que forma a Coreia do Norte acedeu a essas metralhadoras, já que o seu comércio de armas está fortemente restringido há anos devido às sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC