sicnot

Perfil

Mundo

Senado francês aprovou hoje a reforma laboral

O Senado francês aprovou hoje o projeto de lei da reforma laboral, com 185 votos a favor e 156 contra, tendo a maioria de direita manifestado o seu apoio.

Thibault Camus

O texto vai regressar à Assembleia Nacional, constituída maioritariamente por deputados dos partidos de esquerda, antes de ser submetido a uma votação ainda não confirmada.

O Executivo do primeiro-ministro, Manuel Valls, já avisou que vai recorrer, se for necessário, ao artigo 49.3 da Constituição para avançar com a lei sem que os deputados procedam à votação, face às dificuldades para alcançar o apoio da maioria dos deputados.

O projeto da chamada "lei El Khomri" -- em alusão à ministra do Trabalho, Myriam el Khomri -- contou, no Senado, com o apoio do partido republicano, liderado pelo ex-Presidente da República Nicolas Sarkozy e a oposição dos socialistas, dos comunistas e ecologistas.

A votação ocorreu durante mais uma manifestação nas ruas de Paris.

Catorze mil pessoas, segundo a polícia, e 55.000, segundo os sindicatos, participaram hoje numa marcha contra as alterações do Governo socialista francês à lei laboral, em que a polícia lançou gás lacrimogéneo sobre manifestantes que atiravam pedras.

Os sindicatos, encabeçados pela central sindical CGT, baseiam as suas críticas no segundo artigo do texto, que estabelece a supremacia dos contratos de trabalho dentro de cada empresa sobre os acordos setoriais.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.