sicnot

Perfil

Mundo

Visitas ao museu de Hiroshima aumentam 40% após viagem de Obama

As visitas ao Museu da Paz de Hiroshima, dedicado ao bombardeamento atómico de 1945 e às suas vítimas, aumentaram quase 40% desde a histórica viagem do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em maio.

reuters

O número de visitantes entre 28 de maio (um dia depois de Obama ter feito uma breve paragem no lugar antes do histórico discurso) e domingo passado, ascendeu a 156.684 -- um aumento de 38,8% face ao mesmo período do ano passado, segundo dados facultados pelo museu à agência Efe.

Do total, 30.139 visitantes eram estrangeiros, valor que traduz uma subida de 55,5% em termos anuais homólogos.

O número global aumentou significativamente desde o passado dia 09, quando o museu começou a expor as garças de origami feitas pelo Presidente norte-americano e doadas ao museu, e a dedicatória que escreveu no livro de visitas.

Neste intervalo de tempo em particular (de 09 a 26 de junho), o número de visitantes cresceu 50,2% face a igual período de 2015.

Obama tornou-se, em maio, no primeiro chefe de Estado norte-americano a visitar Hiroshima, cidade atingida pelo primeiro ataque nuclear da história, a 06 de agosto de 1945.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.