sicnot

Perfil

Mundo

Visitas ao museu de Hiroshima aumentam 40% após viagem de Obama

As visitas ao Museu da Paz de Hiroshima, dedicado ao bombardeamento atómico de 1945 e às suas vítimas, aumentaram quase 40% desde a histórica viagem do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em maio.

reuters

O número de visitantes entre 28 de maio (um dia depois de Obama ter feito uma breve paragem no lugar antes do histórico discurso) e domingo passado, ascendeu a 156.684 -- um aumento de 38,8% face ao mesmo período do ano passado, segundo dados facultados pelo museu à agência Efe.

Do total, 30.139 visitantes eram estrangeiros, valor que traduz uma subida de 55,5% em termos anuais homólogos.

O número global aumentou significativamente desde o passado dia 09, quando o museu começou a expor as garças de origami feitas pelo Presidente norte-americano e doadas ao museu, e a dedicatória que escreveu no livro de visitas.

Neste intervalo de tempo em particular (de 09 a 26 de junho), o número de visitantes cresceu 50,2% face a igual período de 2015.

Obama tornou-se, em maio, no primeiro chefe de Estado norte-americano a visitar Hiroshima, cidade atingida pelo primeiro ataque nuclear da história, a 06 de agosto de 1945.

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..