sicnot

Perfil

Mundo

ONU estende mandato dos Capacetes Azuis no Mali e envia mais soldados

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu hoje estender por mais um ano a operação no Mali e reforça-la com mais de 2.500 novos efetivos.

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

A resolução, proposta por França e aprovada por unanimidade pelos 15 países do Conselho de Segurança, renova por mais um ano o mandato da missão de estabilização MINUSMA no país que enfrenta uma rebelião jihadista.

A MINUSMA passa a ter 13.289 soldados (contra 11.240 até agora) e 1.920 polícias (em vez de 1.440), naquela que é a missão mais perigosa entre as 16 que estão destacadas pela ONU atualmente.

A missão da ONU tem como "prioridades estratégicas" ajudar o Governo maliano na aplicação do acordo de paz assinado há um ano com os grupos armados do norte, no restabelecer da autoridade no norte e centro do país e na organização de eleições.

Para proteção dos civis, os Capacetes Azuis devem "antecipar e eliminar ameaças" com medidas como o patrulhamento nas áreas de risco, podendo ainda contar com o auxílio dos militares franceses presentes no Mali e na África subsariana.

Também são autorizadas "operações diretas" contra os jihadistas, apenas "em casos de ameaças graves e credíveis".

No período de um ano, a missão perdeu 27 soldados e teve 112 feridos, sendo considerada a mais perigosa entre as 16 missões da ONU.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16