sicnot

Perfil

Mundo

Pais aconselhados a contactar médicos devido a escândalo de vacinas na Indonésia

As famílias na Indonésia estavam hoje a ser aconselhadas a consultar os seus médicos e a voltar vacinar as crianças depois um massivo escândalo de vacinas falsificadas ter estalado no país.

arquivo AP

A polícia desmantelou, na semana passada, uma rede criminosa de vender vacinas falsas, durante mais de uma década, a clínicas de saúde em toda a Indonésia, um arquipélago de 255 milhões de habitantes.

Dezasseis pessoas, incluindo um casal suspeito de ser o "cérebro" do esquema, foram detidas pelo seu alegado envolvimento no caso.

O Ministério da Saúde está a trabalhar com a polícia para determinar a escala do problema.

As autoridades confiscaram vacinas de aproximadamente 30 clínicas de saúde, mas ainda não é claro a quantas a rede criminosa terá vendido.

O escândalo foi conhecido depois de uma grande empresa farmacêutica ter alertado as autoridades indonésias de que alguns dos seus produtos tinham sido falsificados.

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.