sicnot

Perfil

Mundo

Pais aconselhados a contactar médicos devido a escândalo de vacinas na Indonésia

As famílias na Indonésia estavam hoje a ser aconselhadas a consultar os seus médicos e a voltar vacinar as crianças depois um massivo escândalo de vacinas falsificadas ter estalado no país.

arquivo AP

A polícia desmantelou, na semana passada, uma rede criminosa de vender vacinas falsas, durante mais de uma década, a clínicas de saúde em toda a Indonésia, um arquipélago de 255 milhões de habitantes.

Dezasseis pessoas, incluindo um casal suspeito de ser o "cérebro" do esquema, foram detidas pelo seu alegado envolvimento no caso.

O Ministério da Saúde está a trabalhar com a polícia para determinar a escala do problema.

As autoridades confiscaram vacinas de aproximadamente 30 clínicas de saúde, mas ainda não é claro a quantas a rede criminosa terá vendido.

O escândalo foi conhecido depois de uma grande empresa farmacêutica ter alertado as autoridades indonésias de que alguns dos seus produtos tinham sido falsificados.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.