sicnot

Perfil

Mundo

Pais aconselhados a contactar médicos devido a escândalo de vacinas na Indonésia

As famílias na Indonésia estavam hoje a ser aconselhadas a consultar os seus médicos e a voltar vacinar as crianças depois um massivo escândalo de vacinas falsificadas ter estalado no país.

arquivo AP

A polícia desmantelou, na semana passada, uma rede criminosa de vender vacinas falsas, durante mais de uma década, a clínicas de saúde em toda a Indonésia, um arquipélago de 255 milhões de habitantes.

Dezasseis pessoas, incluindo um casal suspeito de ser o "cérebro" do esquema, foram detidas pelo seu alegado envolvimento no caso.

O Ministério da Saúde está a trabalhar com a polícia para determinar a escala do problema.

As autoridades confiscaram vacinas de aproximadamente 30 clínicas de saúde, mas ainda não é claro a quantas a rede criminosa terá vendido.

O escândalo foi conhecido depois de uma grande empresa farmacêutica ter alertado as autoridades indonésias de que alguns dos seus produtos tinham sido falsificados.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.