sicnot

Perfil

Mundo

73 talibãs morrem em ofensiva fracassada, mas matam 27 polícias afegãos noutro ataque

Pelo menos 73 talibãs morreram e 26 ficaram feridos num ataque contra vários postos de controlo da província de Nuristán, no Afeganistão, que foi repelido pelas forças de segurança afegãs e da NATO, disse hoje fonte oficial. Num outro ataque perto de Cabul, os talibãs mataram 27 cadetes da polícia afegã.

Autocarro onde seguiam os cadetes da polícia afegã.

Autocarro onde seguiam os cadetes da polícia afegã.

HEDAYATULLAH AMID / EPA

Centenas de rebeldes lançaram quarta-feira à noite uma ofensiva de várias direções contra postos de controlo das tropas afegãs no distrito de Kamdish, disse o porta-voz do Corpo Selab 201 do exército afegão, responsável pela zona leste do país, Shirin Aqa Faqiri.

"Num plano bem coordenado, os aviões de combate das Forças Aéreas afegãs e da coligação bombardearam o inimigo", explicou o porta-voz.

Os ataques aéreos e manobras terrestres de contra ataque resultaram na morte de 73 rebeldes, entre eles vários comandantes talibãs e combatentes estrangeiros, acrescentou.

Faqiri disse que não houve civis entre as vítimas ou nas fileiras das forças de segurança e garantiu que a situação em Kamdish está normal, depois de terem terminado os confrontos.

Os rebeldes ganharam terreno em várias zonas do Afeganistão depois do fim da missão de combate da NATO em 2014 e desde finais de 2015 controlam quase um terço do território, segundo dados de Washington.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 9.800 efetivos no país em missões de aconselhamento e antiterrorismo, onde executa bombardeamentos aéreos para apoiar as operações das forças afegãs.

Há duas semanas, o pentágono autorizou o aumento dos bombardeamentos aéreos no Afeganistão caso a situação de instabilidade aumente.

A NATO tem um total de 13.000 efetivos no país a treinar tropas locais.

Pelo menos 27 mortos e 40 feridos em atentado em Cabul

Pelo menos 27 pessoas morreram e 40 ficaram feridas num atentado contra uma caravana de jovens recrutas da polícia num bairro do oeste de Cabul, indicaram responsáveis afegãos.

A "dupla explosão" ocorreu "no bairro de Company de Cabul", precisou, em declarações à agência France Presse, um responsável do Ministério do Interior, adiantando estar a ser analisada "a natureza da deflagração".

No local, o chefe da polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi, afirmou tratar-se de ataques suicidas que atingiram um único autocarro, mas um operador de câmara da AFP viu pelo menos três autocarros verdes destruídos pela explosão.

Os talibãs já reivindicaram o atentado, afirmando terem atingido um autocarro com "27 oficiais" e causado "numerosos mortos e feridos".

Os autocarros transportavam jovens recrutas em formação na academia da polícia de Wardak, a oeste da capital afegã, informaram agentes no local.

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC