sicnot

Perfil

Mundo

73 talibãs morrem em ofensiva fracassada, mas matam 27 polícias afegãos noutro ataque

Pelo menos 73 talibãs morreram e 26 ficaram feridos num ataque contra vários postos de controlo da província de Nuristán, no Afeganistão, que foi repelido pelas forças de segurança afegãs e da NATO, disse hoje fonte oficial. Num outro ataque perto de Cabul, os talibãs mataram 27 cadetes da polícia afegã.

Autocarro onde seguiam os cadetes da polícia afegã.

Autocarro onde seguiam os cadetes da polícia afegã.

HEDAYATULLAH AMID / EPA

Centenas de rebeldes lançaram quarta-feira à noite uma ofensiva de várias direções contra postos de controlo das tropas afegãs no distrito de Kamdish, disse o porta-voz do Corpo Selab 201 do exército afegão, responsável pela zona leste do país, Shirin Aqa Faqiri.

"Num plano bem coordenado, os aviões de combate das Forças Aéreas afegãs e da coligação bombardearam o inimigo", explicou o porta-voz.

Os ataques aéreos e manobras terrestres de contra ataque resultaram na morte de 73 rebeldes, entre eles vários comandantes talibãs e combatentes estrangeiros, acrescentou.

Faqiri disse que não houve civis entre as vítimas ou nas fileiras das forças de segurança e garantiu que a situação em Kamdish está normal, depois de terem terminado os confrontos.

Os rebeldes ganharam terreno em várias zonas do Afeganistão depois do fim da missão de combate da NATO em 2014 e desde finais de 2015 controlam quase um terço do território, segundo dados de Washington.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 9.800 efetivos no país em missões de aconselhamento e antiterrorismo, onde executa bombardeamentos aéreos para apoiar as operações das forças afegãs.

Há duas semanas, o pentágono autorizou o aumento dos bombardeamentos aéreos no Afeganistão caso a situação de instabilidade aumente.

A NATO tem um total de 13.000 efetivos no país a treinar tropas locais.

Pelo menos 27 mortos e 40 feridos em atentado em Cabul

Pelo menos 27 pessoas morreram e 40 ficaram feridas num atentado contra uma caravana de jovens recrutas da polícia num bairro do oeste de Cabul, indicaram responsáveis afegãos.

A "dupla explosão" ocorreu "no bairro de Company de Cabul", precisou, em declarações à agência France Presse, um responsável do Ministério do Interior, adiantando estar a ser analisada "a natureza da deflagração".

No local, o chefe da polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi, afirmou tratar-se de ataques suicidas que atingiram um único autocarro, mas um operador de câmara da AFP viu pelo menos três autocarros verdes destruídos pela explosão.

Os talibãs já reivindicaram o atentado, afirmando terem atingido um autocarro com "27 oficiais" e causado "numerosos mortos e feridos".

Os autocarros transportavam jovens recrutas em formação na academia da polícia de Wardak, a oeste da capital afegã, informaram agentes no local.

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.