sicnot

Perfil

Mundo

Cardeal de Lyon afasta quatro padres por suspeitas de pedofilia

O cardeal Philippe Barbarin, responsável pela diocese de Lyon, afastou quatro sacerdotes por suspeitas de pedofilia depois de consultar um painel de especialistas.

Laurent Cipriani

A diocese anuncia que foram identificados quatro padres e que os mesmos já foram afastados do sacerdócio. Garante ainda que decidiu aplicar "medidas de acompanhamento especiais" para os outros casos em investigação. Até ao momento não foram avançados nomes, mas segundo revela o "Le Figaro" uma fonte autorizada garante que no total estarão implicados doze padres.

A decisão do cardeal Barbarin, teve por base "novos padrões na luta contra os abusos sexuais". A diocese avança mesmo com duas medidas sancionatórias: "cada padre envolvido em atos de agressão sexual, qualquer que seja a época dos factos e data da descoberta do mesmo, vai ser definitivamente afastado"; "cada sacerdote suspeito de prática de abuso sexual, vai ser objecto de acusação ou julgamento perante um tribunal penal".

Entretanto já foi aberta uma investigação canónica no seio da igreja francesa.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.