sicnot

Perfil

Mundo

Cardeal de Lyon afasta quatro padres por suspeitas de pedofilia

O cardeal Philippe Barbarin, responsável pela diocese de Lyon, afastou quatro sacerdotes por suspeitas de pedofilia depois de consultar um painel de especialistas.

Laurent Cipriani

A diocese anuncia que foram identificados quatro padres e que os mesmos já foram afastados do sacerdócio. Garante ainda que decidiu aplicar "medidas de acompanhamento especiais" para os outros casos em investigação. Até ao momento não foram avançados nomes, mas segundo revela o "Le Figaro" uma fonte autorizada garante que no total estarão implicados doze padres.

A decisão do cardeal Barbarin, teve por base "novos padrões na luta contra os abusos sexuais". A diocese avança mesmo com duas medidas sancionatórias: "cada padre envolvido em atos de agressão sexual, qualquer que seja a época dos factos e data da descoberta do mesmo, vai ser definitivamente afastado"; "cada sacerdote suspeito de prática de abuso sexual, vai ser objecto de acusação ou julgamento perante um tribunal penal".

Entretanto já foi aberta uma investigação canónica no seio da igreja francesa.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.