sicnot

Perfil

Mundo

Cardeal de Lyon afasta quatro padres por suspeitas de pedofilia

O cardeal Philippe Barbarin, responsável pela diocese de Lyon, afastou quatro sacerdotes por suspeitas de pedofilia depois de consultar um painel de especialistas.

Laurent Cipriani

A diocese anuncia que foram identificados quatro padres e que os mesmos já foram afastados do sacerdócio. Garante ainda que decidiu aplicar "medidas de acompanhamento especiais" para os outros casos em investigação. Até ao momento não foram avançados nomes, mas segundo revela o "Le Figaro" uma fonte autorizada garante que no total estarão implicados doze padres.

A decisão do cardeal Barbarin, teve por base "novos padrões na luta contra os abusos sexuais". A diocese avança mesmo com duas medidas sancionatórias: "cada padre envolvido em atos de agressão sexual, qualquer que seja a época dos factos e data da descoberta do mesmo, vai ser definitivamente afastado"; "cada sacerdote suspeito de prática de abuso sexual, vai ser objecto de acusação ou julgamento perante um tribunal penal".

Entretanto já foi aberta uma investigação canónica no seio da igreja francesa.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.