sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 38 mortos e 40 feridos em atentado suicida na capital do Afeganistão

Pelo menos 38 pessoas morreram e 40 ficaram feridas no atentado suicida de hoje contra uma coluna de oito caravanas de jovens recrutas da polícia, num bairro na zona oeste de Cabul.

HEDAYATULLAH AMID

O atentado foi levado a cabo por dois talibãs suicidas que foram ao encontro dos autocarros e se fizeram explodir com uma diferença de cerca de cinco minutos.

O Presidente afegão classificou o atentado como "crime contra a humanidade" e ordenou ao Ministério do Interior que investigue se houve "negligência" dos responsáveis no transporte.

Os talibãs reivindicaram o atentado num comunicado, tendo o seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, afirmado que o segundo atacante estava à espera que as autoridades chegassem para "recolher os mortos e feridos", para causar mais danos.

O comunicado situa o número de mortos em 150, mas os rebeldes exageram habitualmente o resultado das suas ações.

Segundo a agência noticiosa espanhola Efe, a instabilidade no país tem aumentado desde que a missão militar da NATO acabou em dezembro de 2014 e os talibãs desencadearam atentados mais frequentes e de maior dimensão nas grandes cidades.

A NATO vai manter cerca de 12 mil soldados até finais de 2016.

Os rebeldes controlam desde finais do ano passado quase um terço do território afegão, segundo dados do inspetor-geral dos Estados Unidos para a Reconstrução do Afeganistão.

Os Estados Unidos mantêm no Afeganistão cerca de 9.800 soldados em missões antiterroristas e de assessoria militar.

Lusa

  • Fogo na baixa do Porto provoca quatro feridos, dois em estado grave
    1:38

    New Articles

    Um incêndio em três habitações na baixa do Porto, que deflagrou esta noite, provocou quatro feridos, dois em estado grave. O fogo que foi extinto pelos Bombeiros Sapadores do Porto causou cinco desalojados, dos quais quatro foram acolhidos por familiares e um realojado pela junta de freguesia. Desconhece-se a origem das chamas que destruíram três casas.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.