sicnot

Perfil

Mundo

Quase 29 crianças e adolescentes são assassinados por dia no Brasil

Quase 29 crianças ou adolescentes são assassinados por dia no Brasil, de acordo com um relatório divulgado hoje, que mostra um aumento de 476% neste tipo de mortes em 23 anos.

© Adriano Machado / Reuters

O "Relatório Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil", elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, mostra que em 2013, último ano em análise, 10.520 crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio.

O estudo revela também que armas de fogo estiveram presentes em 78,2% dos homicídios de crianças e adolescentes de até 17 anos.

Os assassinatos têm um crescimento acentuado na entrada da adolescência, aos 12 anos, quando representam 6,7% do total de mortes, e alcançam o pico aos 17 anos, quando atingem a marca de 48,2% da mortalidade.

Segundo os dados recolhidos pelo autor do estudo, Julio Jacobo Waiselfisz, crianças e adolescentes negros são vítimas de homicídio 178% mais do que brancos, tendo em conta o tamanho das respetivas populações.

O Brasil ocupa o 3.º lugar em homicídios de crianças e adolescentes no contexto de 85 países do mundo analisados, ficando atrás apenas do México e de El Salvador.

O relatório mostra ainda que, diariamente, quase duas crianças e adolescentes de até 18 anos cometeram suicídio em 2013.

Apesar de o Brasil ocupar a 43.ª posição entre os países com mais suicídios, o número tem vindo a aumentar, sendo que os municípios com mais mortalidade suicida são locais com fortes comunidades indígenas.

Enquanto houve um aumento de homicídios, mortes em acidentes de transporte e suicídios, as causas naturais como motivo de morte entre crianças e adolescentes diminuíram 78,5% em 23 anos, para 83,4 em 2013.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.