sicnot

Perfil

Mundo

Rodrigo Duterte toma posse como Presidente das Filipinas

Rodrigo Duterte tomou posse hoje como o 16.º Presidente das Filipinas, após a promessa de que a sua controversa guerra ao crime vai constituir o principal foco do seu mandato de seis anos.

© Erik de Castro / Reuters

Desafiando as convenções, Rodrigo Duterte prestou juramento diante de uma pequena audiência no interior do palácio presidencial de Malacanang, em vez de num ato de grande dimensão pública como anteriores líderes filipinos.

O novo chefe de Estado, de 71 anos, chegou ao palácio pelas 10:30 (03:30 em Lisboa), onde foi recebido pelo Presidente cessante, Benigno Aquino, com o qual se reuniu durante aproximadamente meia hora.

Depois do encontro, Rodrigo Duterte seguiu para a sala Rizal, onde o esperavam mais de 600 convidados.

Ao meio-dia, como estabelece a Constituição, o novo Presidente tomou posse, tendo proferido, de seguida, um breve discurso.

"Nenhum líder indepentemente de quão forte seja pode ser bem-sucedido em algo de importância e significado nacional sem ter o apoio e cooperação das pessoas que é responsável por liderar", disse.

Duterte venceu as presidenciais em maio, tendo seduzido o eleitorado com um discurso em torno de dois problemas centrais no país, a criminalidade e a pobreza, o primeiro dos quais prometeu resolver matando milhares de criminosos, com o programa a incluir também recompensas pela morte de traficantes de droga e a reintrodução da pena de morte.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.