sicnot

Perfil

Mundo

Sonda Rosetta termina missão quando aterrar no cometa 67P em setembro

A sonda espacial europeia Rosetta completa a sua missão a 30 de setembro, depois de 12 anos no espaço, juntando-se ao robot Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, anunciou hoje a Agência Espacial Europeia (ESA).

Desenho da sonda Rosetta a aproximar-se do cometa 67P

Desenho da sonda Rosetta a aproximar-se do cometa 67P

ESA/ATG medialab/Rosetta/NavCam

"O dia 30 de setembro vai marcar o fim das operações da sonda", disse Matt Taylor, responsável científico da missão, num comunicado da ESA.

"Para concluir a sua missão em grande forma, a Rosetta - depois de uma descida controlada sem precedentes - vai juntar-se ao Philae e vai dar um beijo final ao seu cometa", adiantou com lirismo a agência espacial francesa CNES num comunicado.

Nos seus últimos momentos de atividade a sonda Rosetta vai tirar fotos em tempo real com resolução muito alta e medidas científicas inéditas.

"Ao contacto com a superfície do cometa, as comunicações vão parar, assim como as operações da Rosetta", indicou o CNES.

Lançada em 2004, a sonda está na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, conhecido na comunidade científica como 'Tchouri' desde agosto de 2014.

A Rosetta transportou até ao cometa o robot Philae, que alcançou um feito histórico ao aterrar no cometa. No entanto, o robot está agora totalmente adormecido uma vez que ficou sem possibilidade de recarregar baterias com o afastamento do cometa do sol.

O objetivo da missão Rosetta - lançada há mais de 20 anos - é compreender melhor a evolução do sistema solar desde o seu nascimento, pois os cometas são considerados vestígios da matéria primordial.

Lusa

  • Rosetta fotografa a própria sombra projetada no cometa 67P

    Mundo

    A sonda Rosetta captou a sua própria sombra quando fotografava a superfície do cometa 67P, a 14 de fevereiro, a apenas seis quilómetros de distância. As imagens enviadas pela sonda e divulgadas esta semana pela Agência Espacial Europeia (ESA) são as mais próximas e mais detalhadas até agora.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52