sicnot

Perfil

Mundo

Explosão mata mulher e fere três crianças no Bahrein

Uma mulher morreu e três crianças ficaram feridas na sequência de uma explosão alegadamente terrorista numa cidade xiita do Bahrein, anunciou hoje a polícia daquele pequeno país do Golfo.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hamad I Mohammed / Reuters

As quatro vítimas seguiam numa viatura que foi atingida por "estilhaços de um explosão terrorista", na noite de quinta-feira, em Ekar-Est, cidade perto da capital, Manama, indicou a polícia num comunicado publicado pela agência oficial BNA.

Foi aberta uma investigação para encontrar os autores do ataque, acrescentou a polícia, sem facultar mais pormenores.

O incidente surge num contexto de tensão no Bahrein, onde as autoridades endureceram a sua campanha contra os autores de atos violentos, os quais atribuem regularmente a terroristas que, segundo sustentam, beneficiam da "cumplicidade" do Irão xiita.

A justiça suspendeu as atividades do Al-Wefaq, o principal partido da oposição, que as autoridades procuram dissolver, e também condenou dezenas de suspeitos a duras penas de prisão.

O Bahrein continua a ser palco de distúrbios esporádicos desde a repressão de um movimento de protesto lançado em fevereiro de 2011, na sequência da Primavera Árabe, e liderado pela maioria xiita que exige uma verdadeira monarquia constitucional no reino governado por uma dinastia sunita.

Com Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.