sicnot

Perfil

Mundo

Juno e Júpiter têm encontro marcado para amanhã

Ao fim de cinco anos de viagem, a sonda espacial Juno entra na atmosfera de Júpiter a 4 de julho, dia em que os Estados Unidos celebram a independência. Para assinalar a data, a NASA encomendou uma música especial ao vocalista dos Nine Inch Nails.

Desenho da sonda Juno a aproximar-se de Júpiter.

Desenho da sonda Juno a aproximar-se de Júpiter.

NASA/JPL-Caltech

A sonda da NASA entrou no campo magnético de Júpiter e está preparada para entrar na órbita do planeta na segunda-feira, informou a agência espacial norte-americana.

A partir desse momento, Juno entrará em piloto automático e iniciará as 37 voltas previstas em redor de Júpiter, para medir as radiações emanadas da densa atmosfera do planeta, fazer mapas, entre outras experiências. Os cientistas estão particularmente interessados em saber quanta água existe em Júpiter, elemento chave para determinar a formação e evolução do grande planeta gasoso.

Júpiter orbita em redor do Sol a uma distância cinco vezes superior à da Terra. Há no entanto a teoria de que terá sido formado numa localização diferente e depois migrado para mais perto do Sol, tendo arrastado na sua órbita outros planetas.

A sonda Juno foi lançada em agosto de 2011, terminando agora em julho uma viagem de quase cinco anos até Júpiter. O nome é da deusa romana, mulher de Júpiter, que tem o poder de ver através das nuvens. E a sonda vai alcançar um ponto privilegiado de observação - 4,800 km acima das nuvens de Júpiter.

A viagem de quase cinco anos até Júpiter terminará pelas 23h18 de dia 4 de julho no leste dos EUA, já madrugada de terça-feira em Portugal, às 4h18.

Banda sonora com sons de Júpiter

Para marcar dia tão patriótico para os norte-americanos, a NASA e a Apple encomendaram a músicos de renome a composição de uma banda sonora especial: os Weezer - com a música "I Love the USA" - e o vocalista do Nine Inch Nails Trent Reznor juntamente com o compositor Atticus Ross escreveram "Juno".

Esta música de nove minutos é composta por sons mesmo gravados por sondas espaciais.

Segundo a Apple, estas músicas constituem a banda sonora de uma curta-metragem.

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15