sicnot

Perfil

Mundo

Obama pede ao Congresso financiamento para vacina em duas semanas

O Presidente dos EUA, Barack Obama, apelou hoje ao Congresso para aprovar o financiamento de 1,9 milhões de dólares (1,7 milhões de euros), que pediu em fevereiro para a criação de uma vacina contra o vírus Zika.

Jeff Chiu

Obama lamentou o tempo que já passou desde que o pedido foi feito e o facto de a legislação ser trabalhada noutro sentido, sem dar resposta ao assunto: "Está a ser feita a política habitual em vez de responder de forma inteligente a uma petição de saúde pública muito séria", disse aos jornalistas.

"O Congresso não devia ir-se embora (de férias) antes de cumprir esta tarefa. Quero que todos os cidadãos saibam que temos a possibilidade de criar uma vacina rapidamente para ajudar muita gente, sempre e quando o Congresso, nas próximas semanas, fizer o seu trabalho", afirmou o Presidente, que pretende conseguir o dinheiro nas próximas duas semanas.

Os senadores do partido Democrata bloquearam a 28 de junho o projeto-lei de financiamento da luta contra o Zika, depois das alterações feitas pelos eleitos do partido Republicano.

As alterações feitas pelos republicanos foram consideradas pelos democratas como medidas de "extrema-direita" e "não relacionadas" com o Zika.

Esta semana, o Ministério da Saúde, dos EUA e o Instituto Butantan, do Brasil, fecharam uma parceria para o desenvolvimento de uma vacina.

A 28 de junho foi anunciado que uma vacina testada em ratos tinha sido bem-sucedida em proteger ratos infetados com o vírus.

No início deste ano, a Organização Mundial de Saúde declarou a proliferação do Zika como sendo uma emergência de saúde pública global após a doença ser associada à microcefalia, uma malformação congénita em recém-nascidos.

O vírus está presente em 60 países, mas o país mais afetado é o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde daquele país, podem ter registados mais de um milhão de casos em 2015.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01