sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan dispara míssil por engano, incidente causa um morto e três feridos

Taiwan terá disparado inadvertidamente um míssil supersónico a partir de uma base naval em Kaohsiung, a sudeste do país. O incidente causou um morto e três feridos, avançaram fontes oficiais.

© Pichi Chuang / Reuters (Arquivo)

As autoridades locais já ordenaram uma inspeção e um barco patrulha foi enviado para o local onde o míssil Hsiung Feng III terá sido disparado por engano, refere a agência de notícia taiwanesa - CAN, citada pela estação britânica BBC.

O míssil atingiu uma barco de pesca ao largo das ilhas Penghu, causando a morte do capitão da embarcação. O míssil em questão tem uma capacidade de alcance de 300 quilómetros.

O incidente acontece quando a China celebra o 95º aniversário do Partido Comunista e trará, possivelmente, repercussões nas relações bilaterais. Questionada sobre essa matéria, a vice-almirante da Marinha taiwanesa, Mei Chia-Hsu, disse que o assunto já tinha sido encaminhado para o Ministério da Defesa.

Mei Chia-Hsu esclareceu também que está em curso uma investigação, cujas conclusões serão tratadas "em conformidade". Desconhece-se se ainda se as autoridades de Taiwan notificaram Pequim sobre o incidente.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55