sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan dispara míssil por engano, incidente causa um morto e três feridos

Taiwan terá disparado inadvertidamente um míssil supersónico a partir de uma base naval em Kaohsiung, a sudeste do país. O incidente causou um morto e três feridos, avançaram fontes oficiais.

© Pichi Chuang / Reuters (Arquivo)

As autoridades locais já ordenaram uma inspeção e um barco patrulha foi enviado para o local onde o míssil Hsiung Feng III terá sido disparado por engano, refere a agência de notícia taiwanesa - CAN, citada pela estação britânica BBC.

O míssil atingiu uma barco de pesca ao largo das ilhas Penghu, causando a morte do capitão da embarcação. O míssil em questão tem uma capacidade de alcance de 300 quilómetros.

O incidente acontece quando a China celebra o 95º aniversário do Partido Comunista e trará, possivelmente, repercussões nas relações bilaterais. Questionada sobre essa matéria, a vice-almirante da Marinha taiwanesa, Mei Chia-Hsu, disse que o assunto já tinha sido encaminhado para o Ministério da Defesa.

Mei Chia-Hsu esclareceu também que está em curso uma investigação, cujas conclusões serão tratadas "em conformidade". Desconhece-se se ainda se as autoridades de Taiwan notificaram Pequim sobre o incidente.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.