sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan dispara míssil por engano, incidente causa um morto e três feridos

Taiwan terá disparado inadvertidamente um míssil supersónico a partir de uma base naval em Kaohsiung, a sudeste do país. O incidente causou um morto e três feridos, avançaram fontes oficiais.

© Pichi Chuang / Reuters (Arquivo)

As autoridades locais já ordenaram uma inspeção e um barco patrulha foi enviado para o local onde o míssil Hsiung Feng III terá sido disparado por engano, refere a agência de notícia taiwanesa - CAN, citada pela estação britânica BBC.

O míssil atingiu uma barco de pesca ao largo das ilhas Penghu, causando a morte do capitão da embarcação. O míssil em questão tem uma capacidade de alcance de 300 quilómetros.

O incidente acontece quando a China celebra o 95º aniversário do Partido Comunista e trará, possivelmente, repercussões nas relações bilaterais. Questionada sobre essa matéria, a vice-almirante da Marinha taiwanesa, Mei Chia-Hsu, disse que o assunto já tinha sido encaminhado para o Ministério da Defesa.

Mei Chia-Hsu esclareceu também que está em curso uma investigação, cujas conclusões serão tratadas "em conformidade". Desconhece-se se ainda se as autoridades de Taiwan notificaram Pequim sobre o incidente.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.