sicnot

Perfil

Mundo

Geração turca mais jovem interroga-se sobre o futuro

Reportagem SIC

Geração turca mais jovem interroga-se sobre o futuro

A geração mais jovem na Turquia assiste com algum pessimismo aos dias turbulentos que o país atravessa. Há cerca de um ano, os turcos viviam em perfeita harmonia até com os separatistas curdos. Nas universidades onde se ensina a ciência política não é fácil a um professor tentar explicar o porquê duma reviravolta tão inesperada.

  • Habitantes de Istambul admitem ter medo de sair à rua
    3:23

    Atentado em Istambul

    Os atentados que atingem a Turquia há pelo menos 13 meses estão mudar os hábitos de boa parte dos habitantes, especialmente nas cidades mais afetadas, Ancara e Istambul. Em alguns casos, há medo não só de estar no meio de grandes multidões mas até de sair à rua. A SIC encontrou quem já tenha vivido perto demais o terror que o país atravessa por estes dias.

  • Turcos chocados com atentado em pleno Ramadão
    3:33

    Atentado em Istambul

    O atentado no aeroporto Ataturk em pleno mês do Ramadão chocou ainda mais os turcos. A poucos dias do fim do mês que implica o jejum e a suspensão do ódio entre os homens, a Turquia não escondeu o lamento por ter sido um alvo em tempos que as escrituras aconselham renovação da fé e fraternidade.

  • Turismo em queda na Turquia após os atentados
    2:53

    Atentado em Istambul

    Istambul foi alvo de dois atentados terroristas só este mês e, após o atentado de terça-feira no aeroporto, as ruas ficaram mais vazias. Os comerciantes do Bazar de Istambul não se lembram de dias com tão poucos turistas. Em maio, as reservas nos hotéis foram 35% inferiores às do ano passado e o Ministério do Turismo confirmou ter sido a maior quebra na entrada de turistas em 22 anos, numa altura em que os planos são apoiar a atividade turística em milhões de euros.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus