sicnot

Perfil

Mundo

Geração turca mais jovem interroga-se sobre o futuro

Reportagem SIC

Geração turca mais jovem interroga-se sobre o futuro

A geração mais jovem na Turquia assiste com algum pessimismo aos dias turbulentos que o país atravessa. Há cerca de um ano, os turcos viviam em perfeita harmonia até com os separatistas curdos. Nas universidades onde se ensina a ciência política não é fácil a um professor tentar explicar o porquê duma reviravolta tão inesperada.

  • Habitantes de Istambul admitem ter medo de sair à rua
    3:23

    Atentado em Istambul

    Os atentados que atingem a Turquia há pelo menos 13 meses estão mudar os hábitos de boa parte dos habitantes, especialmente nas cidades mais afetadas, Ancara e Istambul. Em alguns casos, há medo não só de estar no meio de grandes multidões mas até de sair à rua. A SIC encontrou quem já tenha vivido perto demais o terror que o país atravessa por estes dias.

  • Turcos chocados com atentado em pleno Ramadão
    3:33

    Atentado em Istambul

    O atentado no aeroporto Ataturk em pleno mês do Ramadão chocou ainda mais os turcos. A poucos dias do fim do mês que implica o jejum e a suspensão do ódio entre os homens, a Turquia não escondeu o lamento por ter sido um alvo em tempos que as escrituras aconselham renovação da fé e fraternidade.

  • Turismo em queda na Turquia após os atentados
    2:53

    Atentado em Istambul

    Istambul foi alvo de dois atentados terroristas só este mês e, após o atentado de terça-feira no aeroporto, as ruas ficaram mais vazias. Os comerciantes do Bazar de Istambul não se lembram de dias com tão poucos turistas. Em maio, as reservas nos hotéis foram 35% inferiores às do ano passado e o Ministério do Turismo confirmou ter sido a maior quebra na entrada de turistas em 22 anos, numa altura em que os planos são apoiar a atividade turística em milhões de euros.

  • Criança em estado muito grave após ataque de cão em Matosinhos

    País

    Uma criança foi hoje atacada em Leça do Balio, Matosinhos, por um cão de raça perigosa, tendo sido transportada para o Hospital Pedro Hispano em "estado muito grave" e "praticamente desfigurada". A mãe da criança também foi atacada pelo cão e encontra-se em estado grave. Ambas foram posteriormente transferidas para o Hospital de S. João.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.