sicnot

Perfil

Mundo

Bombardeamentos do regime sírio em localidade rebelde fazem 43 mortos, incluindo crianças

Os intensos bombardeamentos lançados pelo regime sírio, no sábado, contra uma localidade rebelde, próxima da capital, fez 43 mortos, incluindo crianças e pessoal médico, segundo um novo balanço divulgado hoje pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

© Abdalrhman Ismail / Reuters

Jairud, a 60 quilómetros a nordeste de Damasco, foi palco, este sábado, durante horas, de ataques aéreos e de artilharia, que puseram termo a uma trégua acordada entre o regime e responsáveis locais que vigorava há dois anos.

Rami Abdel Rahman, diretor da organização não-governamental com sede em Londres, afirmou que dois médicos figuram entre as vítimas mortais, bem como crianças e mulheres.

O bombardeamento -- o primeiro em Jairud em pelo menos dois anos -- surgiu depois de, na sexta-feira, as forças sírias terem prometido vingar a captura e morte de um dos seus pilotos, cujo avião caiu perto de Jairud devido a "problemas técnicos", pelo grupo rebelde Jaich al-Islam (Exército do Islão), presente naquela localidade.

O grupo anunciou ter abatido o avião e capturado o piloto, mas o seu porta-voz divulgou depois uma foto do piloto caído no chão e com um buraco de bala na nuca e acusou o ramo da Al-Qaida na Síria, a Frente al-Nusra, também presente em Jairud, de o ter executado.

Hoje, Rami Abdel Rahman afirmou que figuras proeminentes de Jairud alcançaram um acordo com membros do governo "para que combatentes [rebeldes] deixassem a cidade como moeda de troca pela entrega do corpo do piloto".

Uma página do Facebook administrada por ativistas de Jairud que publica notícias sobre a cidade diz que os rebeldes começaram a retirar-se das suas bases na cidade durante a madrugada.

Mais de 280 mil pessoas morreram desde o início da guerra civil na Síria, em março de 2011.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC