sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 80 mortos e 135 feridos em atentado em Bagdade

A explosão de um carro armadilhado hoje de madrugada, numa zona comercial do centro de Bagdade, fez pelo menos 80 mortos e 135 feridos, segundo a última atualização feita pelas autoridades policiais.

© Khalid Al Mousily / Reuters

Segundo fonte policial, citada pela EFE, o carro-armadilhado explodiu em frente a uma conhecida e antiga loja de gelados, no bairro comercial de Karrada, onde havia uma grande concentração de pessoas para fazer compras na véspera do final do mês sagrado muçulmano do Ramadão.

O movimento extremista Daesh indicou que um dos seus bombistas suicidas lançou o ataque visando uma concentração de xiitas, dando um balanço das vítimas de 40 mortos e 80 feridos, segundo a rede de vigilância dos movimentos 'jihadistas' SITE, com sede nos Estados Unidos, que monitoriza portais islâmicos.

O Iraque tem sido palco de uma onda de violência desde que o grupo extremista Estado Islâmico tomou partes da região do norte e oeste do país em junho de 2014.

Segundo dados da Missão da ONU no Iraque (UNAMI), 662 iraquianos foram mortos e 1.457 ficaram feridos em atos de terrorismo, violência e relacionados com o conflito armado no país em junho.

Lusa

  • Trump diz que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba, após a eleição de Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro na presidência do país.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC