sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 80 mortos e 135 feridos em atentado em Bagdade

A explosão de um carro armadilhado hoje de madrugada, numa zona comercial do centro de Bagdade, fez pelo menos 80 mortos e 135 feridos, segundo a última atualização feita pelas autoridades policiais.

© Khalid Al Mousily / Reuters

Segundo fonte policial, citada pela EFE, o carro-armadilhado explodiu em frente a uma conhecida e antiga loja de gelados, no bairro comercial de Karrada, onde havia uma grande concentração de pessoas para fazer compras na véspera do final do mês sagrado muçulmano do Ramadão.

O movimento extremista Daesh indicou que um dos seus bombistas suicidas lançou o ataque visando uma concentração de xiitas, dando um balanço das vítimas de 40 mortos e 80 feridos, segundo a rede de vigilância dos movimentos 'jihadistas' SITE, com sede nos Estados Unidos, que monitoriza portais islâmicos.

O Iraque tem sido palco de uma onda de violência desde que o grupo extremista Estado Islâmico tomou partes da região do norte e oeste do país em junho de 2014.

Segundo dados da Missão da ONU no Iraque (UNAMI), 662 iraquianos foram mortos e 1.457 ficaram feridos em atos de terrorismo, violência e relacionados com o conflito armado no país em junho.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.