sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon critica Israel pela construção em território palestiniano ocupado

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, criticou hoje o anúncio de Israel sobre a futura construção de 800 novas em colonatos judeus situados em territórios palestinianos ocupados.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

© Denis Balibouse / Reuters

Este anúncio "levanta questões legítimas sobre as intenções a longo prazo de Israel, que se veem agravadas pelas contínuas declarações de alguns ministros israelitas a pedir a anexação da Cisjordânia", afirmou Ban Ki-moon em comunicado.

O governo israelita anunciou o lançamento do concurso público de 800 novas casas em colonatos judeus nos territórios palestinianos ocupados, com 560 novas casas em Maale Adumin, na Cisjordânia, e 240 em bairros a este de Jerusalém.

No comunicado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reitera que os colonatos "são ilegais, segundo o direito internacional, e instou o governo de Israel a parar e reverter este tipo de decisões no interesse da paz".

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10