sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon critica Israel pela construção em território palestiniano ocupado

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, criticou hoje o anúncio de Israel sobre a futura construção de 800 novas em colonatos judeus situados em territórios palestinianos ocupados.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

© Denis Balibouse / Reuters

Este anúncio "levanta questões legítimas sobre as intenções a longo prazo de Israel, que se veem agravadas pelas contínuas declarações de alguns ministros israelitas a pedir a anexação da Cisjordânia", afirmou Ban Ki-moon em comunicado.

O governo israelita anunciou o lançamento do concurso público de 800 novas casas em colonatos judeus nos territórios palestinianos ocupados, com 560 novas casas em Maale Adumin, na Cisjordânia, e 240 em bairros a este de Jerusalém.

No comunicado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reitera que os colonatos "são ilegais, segundo o direito internacional, e instou o governo de Israel a parar e reverter este tipo de decisões no interesse da paz".

Lusa

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.