sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon critica Israel pela construção em território palestiniano ocupado

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, criticou hoje o anúncio de Israel sobre a futura construção de 800 novas em colonatos judeus situados em territórios palestinianos ocupados.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

© Denis Balibouse / Reuters

Este anúncio "levanta questões legítimas sobre as intenções a longo prazo de Israel, que se veem agravadas pelas contínuas declarações de alguns ministros israelitas a pedir a anexação da Cisjordânia", afirmou Ban Ki-moon em comunicado.

O governo israelita anunciou o lançamento do concurso público de 800 novas casas em colonatos judeus nos territórios palestinianos ocupados, com 560 novas casas em Maale Adumin, na Cisjordânia, e 240 em bairros a este de Jerusalém.

No comunicado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reitera que os colonatos "são ilegais, segundo o direito internacional, e instou o governo de Israel a parar e reverter este tipo de decisões no interesse da paz".

Lusa

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.