sicnot

Perfil

Mundo

China testa ponte de vidro com martelos e carro de 2 toneladas

Depois de 20 voluntários baterem à martelada contra o vidro da maior ponte de vidro do mundo, na China, um veículo SUV de duas toneladas e com 11 passageiros andou sobre os panéis rachados. Tudo, para que fique comprovada a segurança da estrutura, no Parque Nacional de Zhangjiajie.

reuterseuters

Reuters

Reuters

Foi o mais recente "teste de segurança" feito à ponte, de 393 metros de extensão e suspensa a 360 metros de altura - 20 voluntários arremataram martelos contra os painéis de vidro, e um Volvo XC90 SUV com 11 pessoas passou depois sobre o vidro rachado.

Tal como muitas outras pontes de vidro do mundo, a ponte do grande desfiladeiro de Zhangjiajie tem panéis de vidro com múltiplas camadas. Cada painel tem cerca de 3m por 4,5m e uma espessura de 15 mm.

Os "testes" estão a ser feitos nas vésperas da inauguração, a decorrer este mês, para dissipar qualquer receio de sgurança entre o público.

A ponte foi desenhada pelo arquiteto israelita Haim Dotan e custou cerca de de 60 milhões de euros.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.