sicnot

Perfil

Mundo

Radiotelescópio chinês prestes a iniciar busca por vida extraterrestre

A China instalou a última peça daquele que será o maior radiotelescópio do mundo. O FAST deverá iniciar as operações em setembro deste ano.

reuters

Com uma antena de 500 metros de diâmetro, e do tamanho de 30 campos de futebol, o FAST - assim denominado - será a mais nova ferramenta dos astrónomos para procurar estrelas distantes e vida extraterrestre.

A obra está a ser construída há cerca de 5 anos, a um custo de cerca de 160 milhões de euros.

O programa espacial é uma prioridade para Pequim. O FAST vem substituir o Arecibo em Porto Rico na categoria de maior telescópio do mundo, com cerca de 300 metros de diâmetro.

  • China à procura de extraterrestres

    Mundo

    A China vai deslocar quase dez mil pessoas para abrir espaço para a construção do maior radiotelescópio do mundo, com o objetivo de detetar sinais de vida extraterrestre, avançou hoje a imprensa estatal.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27