sicnot

Perfil

Mundo

Radiotelescópio chinês prestes a iniciar busca por vida extraterrestre

A China instalou a última peça daquele que será o maior radiotelescópio do mundo. O FAST deverá iniciar as operações em setembro deste ano.

reuters

Com uma antena de 500 metros de diâmetro, e do tamanho de 30 campos de futebol, o FAST - assim denominado - será a mais nova ferramenta dos astrónomos para procurar estrelas distantes e vida extraterrestre.

A obra está a ser construída há cerca de 5 anos, a um custo de cerca de 160 milhões de euros.

O programa espacial é uma prioridade para Pequim. O FAST vem substituir o Arecibo em Porto Rico na categoria de maior telescópio do mundo, com cerca de 300 metros de diâmetro.

  • China à procura de extraterrestres

    Mundo

    A China vai deslocar quase dez mil pessoas para abrir espaço para a construção do maior radiotelescópio do mundo, com o objetivo de detetar sinais de vida extraterrestre, avançou hoje a imprensa estatal.

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Família Obama de férias na Indonésia

    Mundo

    Das águas claras de Bali aos encantos dos templos de Java, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama levou a esposa e as filhas de férias numa aventura de (re)descobertas por um país onde Obama viveu durante quatro anos da sua infância.

    SIC

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.